Correio dos Campos

Programa Feira Verde concorre a prêmio nacional promovido pela CNM

Para vencer entre os cinco melhores do Brasil é necessário votar no programa até o dia 27 de abril no site do Municiência.
11 de abril de 2018 às 17:47

IMPRENSA/Ponta Grossa – O programa Feira Verde da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) está concorrendo ao prêmio Municiência – Experiências Inovadoras da Gestão Ambiental – promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A iniciativa municipal é destaque pelo incentivo à agricultura familiar e pela destinação adequada de materiais recicláveis. Na fase final é necessário votar no melhor projeto, para, assim, o programa conseguir a classificação entre os cinco melhores do Brasil. A votação será encerrada no dia 27 de abril.

Desde o dia 20 de março já é possível conferir no site do Municiência um vídeo explicativo do prefeito Marcelo Rangel sobre o Feira Verde e votar na iniciativa. Na primeira fase foram 253 munícipios concorrendo ao prêmio. Ponta Grossa inscreveu quatro programas, mas apenas o Feira Verde conseguiu a classificação para a segunda fase, onde 30 foram escolhidos. Agora o programa disputa com 15 cidades.

Para o secretário municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira, a classificação do programa para a fase final demonstra importância para a cidade. “Queremos apresentar o programa desenvolvido em Ponta Grossa para todo o Brasil. Estamos com uma expectativa muito grande em relação a esse prêmio, já que a iniciativa tem três pilares fundamentais: a agricultura familiar, a troca de materiais recicláveis por alimentos e ainda gera lucro e renda para as associações de catadores de materiais recicláveis”, relata Vieira.

O prefeito Marcelo Rangel está à frente da iniciativa há seis anos e acredita que os números apresentados são muito significativos. “Só no ano passado o Feira Verde recolheu cerca de três mil toneladas de matérias recicláveis, com isso, 80 mil famílias foram atendidas. Além de proporcionarmos um alimento de qualidade à população, ainda geramos lucro às organizações”, comenta Rangel.

A coordenadora de projetos da SMAPA, Gianna Banat, inscreveu o programa no prêmio e pede o apoio da população nessa fase final. “Como é possível conferir no site do Municiência, os participantes precisam ser votados, por isso pedimos a contribuição de todos os ponta-grossenses para que votem na iniciativa. No dia 30 de abril sai o resultado final, com isso, esperamos o apoio de todos para que sejamos vencedores”, finaliza Banat.