Correio dos Campos

Você conhece o significado da sua tatuagem?

Tatuador Ricardo Loreno alerta sobre significados de desenhos e ressalta cuidados na hora de escolher a tatuagem.
9 de abril de 2018 às 15:16

COM ASSESSORIAS – Para algumas pessoas, os desenhos tatuados na pele são carregados de significados, sejam eles emocionais, familiares ou apenas visuais. No entanto, para outros o significado da tatuagem não é prioridade – tal atitude pode causar problemas futuros. De olho nos cuidados na hora de escolher o desenho a ser tatuado, o profissional Ricardo Loreno alerta sobre aspectos que devem ser levados em conta.

Loreno lembra que, dependendo da cultura e do momento histórico, os desenhos tatuados na pele podem ter significados distintos, por vezes conflitantes. “Por isso, é muito importante que a pessoa pesquise e se oriente sobre o que significa aquele desenho que ela(e) quer tatuar na pele. Isso evita problemas futuros, sejam eles profissionais ou mesmo na vida pessoal”, conta Ricardo.

Exemplos mais comuns – Para orientar quem deseja realizar uma tatuagem, Loreno elenca os exemplos mais comuns quando o assunto é significado dos desenhos gravados na pele.

1- Tatuagens no mundo do crime

O primeiro deles é o clássico: tatuagens de palhaço. Com o significado oriundo das máfias na Rússia, México, Porto Rico e nos EUA, grafar um palhaço na pele tem um significado bastante claro no meio policial: o desenho está ligado a morte de policiais e roubos. “Muitas pessoas querem desenhar um palhaço, mas não conhecem esse significado”, explica Loreno. Magos e duendes, por exemplo, também tem significado no mundo do crime, representando o envolvimento com o tráfico de drogas.

2 – Desenhos religiosos

Outro tipo de desenho bastante comum é o de conotação religiosa, seja ela cristã ou não. Um caso icônico é o do pentagrama: desenhado com o círculo para cima, representa um símbolo wicca (religião baseada nos elementos da natureza), já com o círculo feito de cabeça pra baixo pode representar o satanismo ou, apenas, uma estrela. “Essas interpretações dependem da bagagem cultural de cada um”, conta Loreno.

3 – Tattoos tribais:

Oriundos de uma tradição milenar, os desenhos tribais são carregados de simbologia e tem se tornado cada vez mais frequentes, principalmente na pele de homens. “Para as tribos maori, celta e haida, por exemplo, a tatuagem exibia a posição que aquela pessoa tinha no grupo social ou mesmo como uma marca registrada daquela tribo específica”, conta Loreno.

Qual o sentido real da sua tatuagem?

Ricardo Loreno lembra que a escolha da tatuagem deve ser feita de forma responsável. “O desenho pode trazer muitas representações e a pessoa tatuada, além do profissional, tem que atentar para isso”, explica. Mas o tatuador destaca ainda que mesmo tendo um significado “público”, a tatuagem também têm significados particulares. “Cada um cria o sentido real da sua tatuagem de acordo com sua identidade”, salienta Loreno.