Correio dos Campos

Projeto auxilia mulheres que vivem com HIV durante gestação e puerpério

6 de abril de 2018 às 17:42

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Projeto Acalanto, desenvolvido em novembro de 2017, que está sendo aplicado através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa melhorar a assistência em saúde para mulheres vivendo com HIV/AIDS através do atendimento multiprofissional durante o período gestacional e puerperal.

Esse acompanhamento tem por objetivo trabalhar questões relativas à gestação e realizar o monitoramento até o parto, onde posteriormente os cuidados maiores serão compartilhados entre a mãe e a criança recém-nascida exposta ao HIV. “Esse conjunto de medidas minimiza a transmissão vertical da doença. Pois sabemos que essa possibilidade pode ser reduzida para menos de 2% desde que sejam adotadas as estratégias eficazes de prevenção”, comenta uma das mentoras, Claudia Hey.

O projeto, integra ações preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), relativos a Prevenção Combinada, o qual consiste em proporcionar ao indivíduo a autonomia de escolha sobre os métodos de prevenção. A ideia remete a conjugação de diferentes ações de prevenção. Assim, a definição parte do princípio de que diferentes intervenções devam ser conciliadas em uma estratégia conjunta, por meio da combinação das três formas de intervenções possíveis na formulação de estratégias de prevenção: biomédicas, comportamentais e estruturais.

Outra situação que justifica a implantação do projeto e o constante aprimoramento é a proposta de adesão a estratégia de certificação da eliminação da transmissão vertical oferecida pelo MS, que consiste em verificar o cumprimento de intervenções preventivas, da qualificação da atenção ao pré-natal, da ampliação da testagem (primeira consulta de pré-natal, terceiro trimestre de gestação e momento do parto), do tratamento de gestantes e parceiras sexuais, e da profilaxia das crianças expostas, além de fortalecer ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva. “O Projeto Acalanto foi construído para ser centrado na pessoa, em seus grupos sociais e na sociedade em que se inserem, considerando assim as especificidades de cada gestante e de seus contextos.

As atividades a serem desenvolvidas partem da premissa que o conceito de atenção humanizada é amplo e envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam a promoção do parto e do nascimento saudáveis e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal. Iniciando no pré-natal e procurando garantir que a equipe de saúde realize procedimentos comprovadamente benéficos para a mulher e o bebê, que evite as intervenções desnecessárias e que preserve sua privacidade e autonomia.

“Um projeto lindo e muito bem desenvolvido pela equipe do SAE. Todos se envolveram e fizeram grande atividade de humanização com as participantes. Estamos felizes com o resultado até o momento”, destaca a coordenadora de Atenção Secundária, Paola Horochoski.

Atividade

Na tarde de hoje (6), as mães que participaram da primeira turma de gestantes receberam um book, com fotos posadas e editadas. Esta foi mais uma atividade do projeto, valorizando a mulher, a gestação e o bebê.