Correio dos Campos

Biometria facial reforça a fiscalização do transporte coletivo em Ponta Grossa

Tecnologia auxiliará no combate às fraudes e ao uso indevido dos cartões do Passe Livre, Estudante e Isento. Medida será implementada já na próxima segunda-feira (02).
27 de março de 2018 às 18:37

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), em parceria com a Viação Campos Gerais (VCG) deve implantar, no próximo dia 02 de abril, o sistema biometria facial no transporte coletivo. A medida irá reforçar o sistema de fiscalização e o combate às fraudes e ao uso indevido de benefícios concedidos a cerca de 30 mil usuários no município.

Segundo a Viação Campos Gerais, inicialmente cerca de 50 validadores contarão com a tecnologia, que será distribuída entre ônibus e terminais. Detectada a utilização indevida dos cartões Isento, Estudante ou Passe Livre, o cartão será bloqueado, e o validador emitirá um sinal sonoro seguido de alerta de que há somente mais um crédito disponível.

Sobre esse aspecto, o Departamento de Transportes da AMTT explica que o desbloqueio do cartão será feito somente com a presença do titular e mediante pagamento de multa no valor de 5 passagens. Em situações de reincidência, a multa dobra e, na terceira ocorrência, o usuário terá o benefício suspenso por um ano, conforme disposto em lei.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a iniciativa faz parte de um conjunto de melhorias que já vem sendo implantadas nos últimos anos. “Nosso trabalho tem sido muito focado na implantação de medidas que contribuem para a transparência do transporte coletivo, assim como o combate às fraudes e ao mau uso dos cartões. A biometria facial trará ainda mais eficiência no processo de fiscalização dessas ações, pois, no nosso entendimento, se alguém usa indevidamente um benefício, isso onera ainda mais o sistema e, consequentemente, todos os usuários. É isso o que queremos combater”, declara.