Correio dos Campos

15ª Feira do Peixe: Prefeitura realiza abertura oficial do evento

Quatro produtores estão participando e esperam vender 40 toneladas de peixe nesta edição.
27 de março de 2018 às 20:22

IMPRENSA/Ponta Grossa – A abertura oficial da 15ª Feira do Peixe foi realizada na tarde de hoje (27). Nesta edição do evento, os produtores participantes esperam vender cerca de 40 toneladas de peixe, pelo preço fixo de R$ 15,00 o quilograma. Haverá a comercialização de pacu, bagre, tilápia e carpa. Quem tiver interesse em comprar peixe encontrará os animais em piscinas nas dependências da Feira do Produtor – estacionamento do Restaurante Popular – e poderá escolher, ainda vivo, qual levar para casa.

Em 2018 a Feira do Peixe comercializará caldo de peixe pela primeira vez, além de vender outros alimentos como, por exemplo, porções de peixes, pastéis de atum e tilápia. O local ainda conta com uma Praça de Alimentação para atender a população que passar por lá, e está funcionando desde às 8h desta terça-feira.

O evento é uma forma de estimular os piscicultores da região como relata o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Ivonei Afonso Vieira. “Há um tempo atrás eu estive com alguns integrantes da SMAPA em uma propriedade em Guamiranga que produz ao ano 600 toneladas de peixe e em breve abrirá um frigorífico. O local necessitará de uma média de 6 toneladas de peixe por dia para o abate, isso significa que os nossos piscicultores podem utilizar esse produtor como exemplo para abrir o seu próprio negócio, ou até mesmo expandir a produção para realizar um mercado entre Ponta Grossa e região, com isso, levar os peixes daqui ao abate em Guamiranga. Nesse sentido, a Feira é uma forma de espelho para que os piscicultores mostrem o seu potencial”, espera Vieira.

A vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Elizabeth Schmidt, não pode estar presente na abertura, mas mandou o diretor da Fumtur, Rhamonn Cottar, como seu representante. No discurso Cottar relembrou a importância de se ingerir um alimento de qualidade. “Me sinto lisonjeado em representar a vice-prefeita e presidente da Fumtur, e muito mais em participar de um evento como a Feira do Peixe, porque além de apresentarmos peixes de qualidade às pessoas, ainda as proporcionamos uma alimentação saudável, já que a carne branca é rica em nutrientes, vitaminas e proteínas. A ingestão dessa carne também propicia uma melhora na memória e é uma fonte de ômega 3. Por isso deixo o recado de Elizabeth aos munícipes para que venham conferir porque vale a pena”, comenta Cottar.

Produtores

Em 2018 quatro produtores estão participando do evento, são eles: Bruno Slompo do Rancho Paraíso, João Sobrinho em sociedade com Osmar Bruno Zoldan do Alevinos Guarituba, a empresa FT Sementes do piscicultor Francisco Terasawa e do Pesqueiro Devu o Anderson Devulhatka está vendendo seus peixes.

Francisco Terasawa discursou em nome dos piscicultores, para o produtor é uma honra participar do evento. “A minha propriedade marca presença desde a primeira edição da Feira do Peixe e sei as dificuldades de se realizar um evento como esse. Me orgulho em representar os companheiros piscicultores, até porque neste ano temos quatro produtores, dois a mais do que ano passado. Ainda espero que esse número cresça cada vez mais”, declara Terasawa.

Feira do Peixe 2018

Romualdo Siuta é presidente da Associação de Hortifrutigranjeiros e esteve presenta na cerimônia de abertura. Siuta desejou sucesso aos piscicultores e ainda relembrou sobre a parceria com a Feira do Produtor. “Gostaria de fazer um lembrete a todos os presentes, a partir de amanhã (28) estaremos com a Feira do Produtor montada aqui, para que os consumidores possam comprar um peixe de qualidade e ainda levem verduras, legumes e frutas para compor a alimentação familiar em suas casas”, aponta o presidente.

A cerimônia de abertura foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da SMAPA, pela Fumtur, em parceria com o Núcleo de Alimentação para Eventos (NAPES) e a Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros, assim como todo evento.

Para a coordenadora do NAPES, Geisa Santos, as parcerias são imprescindíveis para a realização de um evento como esse. “Só tenho a agradecer por contar com o apoio da Prefeitura para realizar a Feira do Peixe, preparamos tudo com muito carinho para a população ponta-grossense e esperamos a participação de todos”, finaliza Geisa.

Data e horário:

27/03 a 29/ 03: das 8 às 21 horas.
30/03 – Sexta-feira: das 8 às 15 horas.

Local:
Estacionamento do Restaurante Popular.