Correio dos Campos

Condomínios podem se cadastrar no Programa de Coleta Seletiva

Síndicos e representantes de condomínios podem realizar cadastro para integrar o circuito de coleta seletiva no município.
23 de março de 2018 às 15:57

IMPRENSA/Ponta Grossa – Condomínios geradores de material reciclável interessados em integrar o circuito de coleta seletiva do Município já podem se cadastrar no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para integrar o circuito dos caminhões de coleta seletiva. A iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa, através da SMMA, é voltada a ampliação do Programa Ponta Grossa Sustentável, como forma de aumentar gradativamente o circuito da coleta seletiva em Ponta Grossa, diminuindo a quantidade de resíduos destinados ao aterro. O Programa Ponta Grossa Sustentável contempla a realização da coleta seletiva e também as ações de conscientização junto à população.

Além do chamamento público, também será realizado posteriormente um trabalho de conscientização junto aos conjuntos habitacionais cadastrados, com orientações sobre a melhor forma de condicionamento dos resíduos e também que tipo de materiais podem e devem ser encaminhados para a reciclagem. O cadastro deve ser efetuado no site da Secretaria de Meio Ambiente, com o preenchimento de informações básicas e de contato do condomínio e do síndico ou responsável. Link > http://smma.pontagrossa.pr.gov.br/cadastro-condominio/

Coleta seletiva – Desde 2016, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realiza coleta seletiva ‘porta a porta’ na região central do Município, como forma de garantir o descarte adequado de materiais recicláveis. Para tornar essa ação ainda mais efetiva, em outubro do ano passado a coleta passou a ser realizada no período da manhã e tarde, e não mais à noite com a coleta regular de resíduos sólidos.

Com a mudança, nesse período de pouco mais de três meses, a coleta de resíduos recicláveis aumentou em cerca de 30%. Todo material coletado é encaminhado para as quatro associações de catadores, com 100 catadores atuando atualmente.

As rotas e horários da coleta seletiva, bem como os locais dos PEVs, podem ser consultados pela população no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (http://smma.pontagrossa.pr.gov.br/).