Correio dos Campos

Transporte Coletivo: AMTT amplia integração temporal no bairro Contorno

22 de março de 2018 às 18:30

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) deve ampliar, na próxima segunda feira (26), os pontos de integração temporal destinados ao transporte coletivo no bairro Contorno. Com a mudança, os passageiros que estiverem embarcados em ônibus das linhas Gralha Azul, Buenos Ayres e Roma poderão utilizar a linha Santa Terezinha, assim como as direcionadas ao Terminal de Nova Rússia, dentro de um prazo estipulado, sem a cobrança de outra tarifa, desde que utilizem pontos de parada em comum que passam pela Avenida Aldo Bonde.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, com a mudança haverá a desativação do ponto físico no estacionamento do Centro de Eventos. Atualmente, esse é o único local em que a integração temporal é disponibilizada a aos cidadãos na região. “Nós entendemos que essa medida deve trazer mais eficiência ao sistema de transporte da região. Além de diminuir a quilometragem em cerca de 50 km por dia para os veículos, diminuiremos tempo de viagem para o usuário, assim como teremos mais pontos destinados à integração”, declara.

Como funciona

Com a criação dessa modalidade pela AMTT , os moradores dos conjuntos Roma, Itapoá, Buenos Aires e Gralha Azul, linhas que seguem para o Terminal Nova Rússia, podem desembarcar no meio do trajeto, e utilizar o Santa Terezinha, que tem sentido ao Terminal Central, sem ter que realizar pagamento de outra passagem. A medida também concede aos moradores do Santa Terezinha a mesma possibilidade, nesse caso, para os deslocamentos com destino ao Terminal Nova Rússia.

De acordo com o Departamento de Transportes, a orientação é de que os usuários dessas linhas usuários fiquem atentos ao utilizar o sistema integrado, pois o processo pode variar em relação a algumas linhas. Como exemplo, os passageiros que iniciam a viagem nas linhas Gralha Azul, Buenos Ayres, Roma-Canaã podem utilizar a linha Sta Terezinha, desde que dentro do prazo máximo de 90 minutos de intervalo, sem ter descontado uma segunda passagem ao embarcar. Já no itinerário de retorno, eles podem embarcar em qualquer linha do transporte coletivo e ter a segunda utilização nas linhas Roma, Gralha Azul ou Buenos Ayres sem ser tarifado outra vez.

Já os usuários que embarcam Sta Terezinha também podem utilizar as linhas Buenos Ayres, Roma, ou Gralha azul sem a necessidade de uma segunda cobrança dentro do prazo máximo. Nesse caso específico, nas viagens de retorno, o sistema funciona da mesma forma.

Itinerário diferenciado para estudantes da região

Ainda em relação às melhorias do sistema de transporte coletivo nas imediações, a AMTT autorizou a inclusão da Avenida Jardim no itinerário das linhas Buenos Aires e Gralha Azul, nos horários próximos à entrada dos alunos do Colégio José Gomes do Amaral. Dessa forma, as viagens realizadas pela linha Buenos Ayres às 06h 45 e às 12h30, assim como as da linha Gralha Azul, com saída do bairro às 06h50 e às 12h20, passarão obrigatoriamente pela avenida, facilitando o desembarque dos alunos da instituição. Nos outros horários, as linhas circulam normalmente.