Correio dos Campos

Rudolf propõe lei para incentivar doação de órgãos em PG

Líder do Governo apresentou projeto de lei que prevê criação de semana para conscientizar população sobre o tema.
22 de março de 2018 às 15:50

COM ASSESSORIAS – O vereador Rudolf Polaco (PPS), líder do Governo na Câmara Municipal de Ponta Grossa, apresentou um projeto de lei (PL) que visa incentivar a doação de órgãos no município. O PL 56/2018 cria uma semana municipal de incentivo à doação de órgãos, comemorada anualmente em Ponta Grossa no mês de setembro. A proposta é que a data passe a compor o calendário oficial da Prefeitura.

O projeto de Rudolf prevê que o Executivo implemente a campanha em escolas, órgãos públicos e na própria imprensa para que se discuta intensamente a doação. “Esse debate sobre doação de órgãos é de fundamental importância e tem caráter social. Conscientizar os cidadãos sobre a importância de uma ação solidária como essa é importantíssimo para construirmos uma sociedade mais solidária”, defende o vereador.

O texto sugerido por Rudolf prevê que a semana seja implementada no período que inclua o dia 27 de setembro, dia nacional do doador de órgãos. O líder do Governo defende que a Prefeitura assuma papel central no debate sobre a doação de órgãos. “Além de ser uma questão de saúde pública, a decisão de ser ou não doador passa por uma conscientização de cada cidadão e é importante que o Estado ofereça subsídios para esse debate”, conta o vereador.

Rudolf destaca ainda que o início das atividades do Serviço Aeromédico em Ponta Grossa, inaugurado pelo governador Beto Richa (PSDB), trará melhores condições para possíveis doações realizadas no município. “Com a aeronave disponível às equipes médicas, um órgão pode ser rapidamente transportado de uma cidade para outra. Mas essa estrutura tem que ser acompanhada de debate e conscientização sobre o tema”, argumenta o parlamentar.

Trâmite

A proposta de Rudolf foi protocolada no último dia 15 e ainda tramitará pelas comissões internas do Legislativo antes de ser levada ao plenário. Caso seja aprovada em duas discussões, o texto segue para a avaliação do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).