Correio dos Campos

Gestores municipais alinham estratégias para ferramenta Prefeitura 156

Secretariado e prefeito Marcelo Rangel estiveram na sede da Celepar analisando dados das principais solicitações da população.
22 de março de 2018 às 18:27

IMPRENSA/Ponta Grossa – O prefeito Marcelo Rangel, acompanhado do secretariado municipal e outros representantes das secretarias, autarquias e fundações do Município, estiveram na última quarta-feira (21) na sede da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) analisando os dados gerados pelas solicitações da população registradas através da ferramenta Prefeitura 156. A ferramenta foi instituída em Ponta Grossa em setembro de 2017, registrando cerca de 9 mil demandas no período, entre solicitações, reclamações, denúncias e elogios.

“Este sistema, Prefeitura 156, é a ponte entre o cidadão e a Prefeitura. A base de dados gerada a partir desses registros é uma importante ferramenta de gestão para todas as secretarias, permitindo desenvolver ações com foco em serviços e áreas que se mostram mais prioritárias, conforme a demanda da própria população. Estas informações devem basear o planejamento dos próximos investimentos que as secretarias irão realizar em Ponta Grossa”, apontou o prefeito Marcelo Rangel.

O grupo de Ponta Grossa foi recepcionado pelo presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, e a equipe responsável pela ferramenta Prefeitura 156. “A Celepar trabalha para apoiar a gestão pública com tecnologia da informação, agregando inteligência ao planejamento da administração e no atendimento das demandas da população. Nossa proposta é que o Prefeitura 156 seja usado para formalizar cerca 80% das demandas, e um índice muito menor, 3%, precise efetivamente se deslocar até o prédio para encomendar um serviço. Com o 156, ele pode fazer a solicitação pelo celular ou pela internet, sem sair de casa, pelo próprio celular”, destaca Leite.

Durante o encontro, prefeito e secretários também acompanharam a apresentação de balanço da Celepar sobre os atendimentos realizados através do 156 no período de setembro de 2017 a março de 2018, com índices de atendimento e andamento das demandas formalizadas no sistema. “Este encontro também representa um ajuste de rota da Prefeitura, o que precisamos melhorar na prestação de serviços e garantir uma visão integrada das demandas”, detalhou o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.

Prefeitura 156

O sistema 156 funciona como um canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, recebendo as demandas da população, que podem ser desde informações, como também denúncias ou solicitações de serviços. As demandas poderão ser registradas pelo telefone ou pela internet.

O cidadão acessa o sistema via ligação, sendo direcionado para a Central de Relacionamento. No caso de um pedido de informação, a central de relacionamento trabalha com um banco de dados para fornecer as informações solicitadas, como endereços e contatos de escolas ou unidades de saúde. Quando a solicitação for uma demanda, como a troca de uma lâmpada, por exemplo, o pedido é registrado e encaminhado para a secretaria responsável. O solicitante recebe da Central de Relacionamento o retorno sobre a demanda, seja a execução do trabalho ou o detalhamento sobre diferentes necessidades para realização de determinado trabalho.