Correio dos Campos

Prefeitura inicia medidas para a implantação do Estar Digital

Durante a madrugada, equipes de sinalização realizaram a adequação das vagas de estacionamento nas ruas Carlos Osternak, Nestor Guimarães, Greenhals e Visconde de Mauá. O processo marca o início das medidas para a implantação do Estar Digital e consiste na demarcação dos espaços e inclusão da numeração dos trechos.
16 de março de 2018 às 17:57

IMPRENSA/POnta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), iniciou, nesta quinta feira (15), o processo de adequação das vagas para a implantação do Estar Digital, tecnologia que trará diversos benefícios aos cidadãos, aumentando a agilidade do serviço de estacionamento rotativo e concedendo ao órgão a possibilidade de fiscalizar e realizar levantamentos em tempo real da utilização das vagas disponíveis no município. Durante a noite, as equipes contratadas pela empresa vencedora da licitação começaram as adequações na sinalização dos estacionamentos das Ruas Carlos Osternak, Nestor Guimarães, Greenhals e Visconde de Mauá. Segundo a AMTT, a expectativa é de que as mudanças nessas vias sejam concluídas ainda hoje.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, todos os trabalhos de sinalização dessa primeira fase serão realizados entre as 22 h e as 6 h. O horário foi definido com o objetivo de manter o trânsito fluindo normalmente , sem a necessidade de grandes bloqueios,. “Nosso objetivo é de que os cidadãos tenham o Estar Digital implantado da maneira mais rápida e tranquila possível. A partir da conclusão desses trabalhos, que estão condicionados às situações climáticas, serão definidas outras vias, e assim sucessivamente, até que os mudanças sejam concluídos”, explica.

Treinamento

Além das intervenções na sinalização, o presidente da AMTT aponta que o treinamento dos agentes do Estar para a utilização da nova tecnologia deve começar nas próximas semanas. “Ainda estamos recebendo os equipamentos que serão utilizados pelos nossos servidores, mas a expectativa é de que todo o treinamento necessário seja realizado nas próximas semanas”, conclui.

Estar Digital

A iniciativa da Estar Digital integra os estudos desenvolvidos pela AMTT com o objetivo de melhorar os serviços relacionados ao trânsito e transporte oferecidos pela Prefeitura à população. A implantação do dispositivo pressupõe a informatização de todo o processo de utilização e fiscalização das mais de quatro mil e quinhentas vagas de estacionamento regulamentado, distribuídas em cerca de 52 ruas, disponibilizadas aos motoristas da cidade atualmente.

A nova modalidade consiste na utilização de smartphones onde o cidadão pode cadastrar seus veículos e comprar créditos, através de um aplicativo específico, para o uso das vagas durante tempo determinado. A fiscalização também ocorre de maneira digital por parte dos agentes, o que aumenta a agilidade de todo o sistema, seja na checagem dos veículos ou na emissão de notificações. A estimativa é de que o Estar Digital esteja disponível nas próximas semanas.

Confira o cronograma de adequações

Dia 16/03/2018 –
Rua Carlos Osternack – entre a rua Dr. Paula Xavier e rua Sant`ana
Rua Nestor Guimarães – entre a rua Dr. Paula Xavier e rua Sant`ana
Rua Greenhals – entre a rua Visconde de Mauá e rua D. Pedro I
Rua Visconde de Mauá – entre a rua Greenhals e rua General Polidoro
Rua Coronel Dulcídio – entre Barão do Cerro Azul e Vicente Machado

Dia 19/03/2018
Travessa Santa Cruz – entre a rua Balduíno Taques e Travessa Pasteur
Av. Ernesto Vilela – entre Travessa Pasteur e rua Maurício de Nassau
Rua Maurício de Nassau – entre Ernesto Vilela e rua Dom Pedro II
Rua Alto Paraná – entre a rua Dom Pedro II e rua Coronel Generoso Martins de Araújo

Dia 20/03/2018
Francisco Ribas – entre Barão do Cerro Azul e Penteado de Almeida
Júlio de Castilho – entre Balduíno Taques e Senador Pinheiro Machado
Barão do Cerro Azul – entre a rua Bonifácio Vilela e Balduíno Taques

Obs: as datas e os locais podem sofrer alteração de acordo com as situações climáticas ou necessidade das equipes.