Correio dos Campos

Inspirado no primeiro mundo, Rudolf quer educação moral e cívica nas escolas de PG

Vereador enviou moção de sugestão legislativa ao Executivo pedindo implementação do projeto e lembrou que ações do tipo já são adotadas nos países de primeiro mundo.
16 de março de 2018 às 14:26

COM ASSESSORIAS – O vereador Rudolf ‘Polaco’ Christensen (PPS) protocolou durante a semana a moção de sugestão legislativa 80/2018, que prevê a implementação da chamada ‘Educação Moral e Cívica’ nas escolas públicas de Ponta Grossa. Na justificativa apresentada junto ao documento, Rudolf lembra que, mesmo com o avanço do sistema público de educação, aspectos como o civismo, moral e ética ainda deixam a desejar.

De acordo com a sugestão de Rudolf, o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, deveria viabilizar um programa de Educação Moral e Cívica nas escolas públicas municipais. “Infelizmente ainda nos deparamos com situações em que alunos batem em professores, desrespeitam autoridades e situações ainda piores. Acredito que as noções cívicas, morais e patrióticas deveriam estar presentes no cotidiano dos estudantes desde cedo”, explicou o vereador, que é líder do Governo na Câmara.

No documento aprovado pelo plenário do Legislativo e que será enviado ao Executivo, Rudolf expõe ainda dados do Fórum Mundial, que mostram que todos os países com maior desenvolvimento tem regulamentada disciplinas do tipo. “Não podemos confundir isso com doutrinação política, o que proponho é que desde cedo nossas crianças tenham acesso a informações democráticas sobre as instituições e sobre a própria noção de país”, conta.

A sugestão apresentada por Rudolf lembra ainda que, diante da crise política e institucional vivenciada no país, se torna fundamental preparar os estudantes para pensar sobre os problemas sociais brasileiros. “Precisamos dar subsídios para que os futuros cidadãos estejam preparados para pensar no bem comum e construir uma sociedade melhor”, salienta o vereador.