Correio dos Campos

ACIPG conquista certificação ISO 9001:2015

Instituição garante o atendimento a padrões de qualidade internacional.
9 de março de 2018 às 18:43

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa recebeu nesta semana a certificação ISO 9001:2015. A recomendação inédita na história da instituição ocorreu após auditoria com a empresa paulista QMS do Brasil Serviços de Certificação, no final do ano passado. A padronização ISO é um conjunto de posturas preventivas, para garantir e padronizar serviços e produtos. Para a ACIPG receber o certificado da ISO, foi necessário implementar diversas ações para garantir que os processos são efetuados corretamente em todos os setores.

O coordenador de Qualidade da ACIPG, Jackson Luiz Vaz, explica que a ISO (International Organization for Standardization), ou seja, Organização Internacional de Padronização é um meio de promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que seja comprovada a qualidade. A norma define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional. “Atualmente, mais de 1 milhão empresas, de 170 países, são certificadas na norma ISO 9001”, frisa Vaz.

Já o diretor Financeiro e de Recursos Humanos, Bruno Ronchi, salientou que para uma empresa receber certificação da ISO, deve documentar seus processos internos e externos para conseguir mensurar a qualidade no atendimento e comprovar a satisfação dos associados. Segundo Ronchi, a empresa interessada a obter a certificação da ISO deve ser auditada por uma empresa especializada. “Com a certificação, fica comprovada a qualidade dos serviços prestados aos associados de acordo com padrões internacionais”, disse.

O presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca, parabeniza a equipe de colaboradores, pois o sucesso na certificação só foi possível graças ao esforço e comprometimento de cada funcionário e diretores. “Foram anos de preparação e adequações às normas para este momento. Os colaboradores se qualificaram participando de diversos cursos de formação e aplicando este conhecimento no ambiente de trabalho. Em virtude destes fatores a certificação é merecida”, finaliza Fonseca, salientando que esta qualidade tem retorno certo para um atendimento do associado.