Correio dos Campos

Primeira vitória em casa garante Ponta Grossa Caramuru na elite do vôlei nacional

De virada, alvinegro derrota JF Vôlei e elimina risco de rebaixamento nesta temporada.
5 de março de 2018 às 12:00
Alvinegro venceu sua primeira partida em casa nesta temporada. Fotos: José Tramontin/Ponta Grossa Caramuru

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Começando atrás no placar, o Ponta Grossa Caramuru virou a partida contra o JF Vôlei e conquistou sua primeira vitória na Arena Multiuso nesta Superliga CIMED. Neste sábado (3), o alvinegro venceu o duelo válido pela 9ª rodada do returno por 3 sets a 1, com parciais de 27-29, 25-19, 25-19, 26-24.

Os três pontos ganhos no jogo contra o time de Juiz de Fora garantiram o Caramuru na próxima temporada da elite do vôlei nacional, com duas rodadas de antecedência para o final da etapa inicial do campeonato. O time paranaense é o 9º colocado com 19 pontos na tabela, tendo 11 a mais que o JF e 12 a mais que o Maringá, últimas equipes na classificação até o momento.

O Ponta Grossa Caramuru ainda tem mais dois duelos até o fim da primeira fase da Superliga CIMED, jogando na Arena Multiuso. No próximo sábado (10), o adversário do alvinegro é o Minas Tênis Clube, às 20h00. Sete dias depois, o Caramuru enfrenta o Montes Claros, em jogo ainda sem horário definido.

O jogo

O Ponta Grossa Caramuru iniciou a partida tomando a frente do placar, chegando a abrir dois pontos de margem logo nos primeiros rallys. Os visitantes reagiram com bom desempenho no saque, mas com bom desempenho de Gustavo no mesmo fundamento e contando com erros do adversário, o alvinegro equilibrou no fim do set. Mesmo assim, o JF voltou a incomodar e fechou o primeiro set em 27 a 29.

O roteiro do início do primeiro set se repetiu no segundo, mas desta vez com o Caramuru mantendo a vantagem e chegando a abrir sete pontos de vantagem no período. Impondo seu ritmo de jogo e com o apoio da torcida, o time ponta-grossense venceu o segundo set por 25 a 19.

Com boa sequência de Cris no saque, o Ponta Grossa Caramuru conseguiu abrir três pontos de distância para os mineiros logo no início do terceiro set. Mantendo o momento positivo, o alvinegro fechou o terceiro set também em 25 a 19.

O quarto set começou equilibrado, com as duas equipes sem desperdiçar chances no ataque. Após abrir uma pequena distância no marcador, os donos da casa ficaram próximos de fechar a partida com tranquilidade, não fosse a retomada do JF no set. Porém, o ímpeto dos visitantes não foi

Bom desempenho no saque e “tranquilidade” são fatores destacados pelo alvinegro na partida

O troféu Viva Vôlei CIMED de melhor jogador em quadra ficou com o ponteiro Cris, que destacou a importância de manter a tranquilidade durante a partida: “Temos trabalhado bastante o psicológico e isso nos ajudou bastante a sair de uma situação difícil e conseguir reverter, trazer alegria pra dentro da quadra e virar o jogo”.

O técnico Fábio Sampaio analisou a vitória, colocando méritos ao saque de sua equipe durante o jogo. “Quando existe uma qualidade no saque, a defesa consegue trabalhar melhor e foi isso o que aconteceu. Nosso saque estava mais equilibrado, com menos erros. Tivemos uma boa leitura no bloqueio também”, afirma.

Além de falar sobre o jogo, Fábio Sampaio, que também é gestor do time, falou sobre ter eliminado as chances de descenso nesta temporada: “Escapamos de uma possível queda e conseguimos prestigiar essa torcida que tem nos acompanhado e ainda sonhamos com os playoffs. O Caramuru está vivo”.