Correio dos Campos

Aprovados na residência multiprofissional participam de aula inaugural

1 de março de 2018 às 18:44

IMPRENSA/Ponta Grossa – Hoje (1), os profissionais que concorreram as vagas para ingressar na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva aberta em janeiro de 2018, tiveram aula inaugural para dar início as atividades. O encontro foi ministrado pelo professor Rafael Diterich, da Universidade Federal do Paraná, atuante nos programas de residência da própria instituição e membro da Comissão Nacional de Residência (CNR).

O profissional explicou questões para os residentes, para os preceptores e tutores que fazem parte do programa. A residência multiprofissional tem 25 alunos, de seis áreas de atuação distintas, são elas: educação física, farmácia, medicina veterinária, odontologia, serviço social e enfermagem.

Esses profissionais vão compor as equipes de saúde do município, em que estarão desenvolvendo atividades profissionais e atividades pedagógicas. Através da residência eles se formam em especialistas em Saúde Coletiva. O programa tem duração de dois anos, onde os residentes recebem uma bolsa e cumprem carga horária semanal de 60 horas, dividida entre atividades práticas e horas-aula.

Os residentes terão uma programação bastante intensa no mês de março para conhecer toda a rede de saúde do município, como explica o coordenador do NEP, Carlos Eduardo Coradassi. “Os 25 residentes estarão lotados em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa e visitarão 17 pontos de atenção em saúde dos mais variados”, relata Coradassi. Em abril eles passam a ter um treinamento em serviço e dividirão as 12 horas semanais com atividades de ensino, sejam elas aulas presenciais ou estudos dirigidos dentro de outras programações.