Correio dos Campos

Educação realiza formação com Assessoras Pedagógicas da Rede

Profissionais que representam a ponte entre a Secretaria de Educação e as escolas ponta-grossenses tiveram mais uma etapa de formação continuada.
28 de fevereiro de 2018 às 17:31

IMPRENSA/Ponta Grossa – Dentro da Secretaria Municipal de Educação, a prática de formação dos profissionais é permanente. Dentro desta perspectiva, foi realizada nesta quarta-feira (28/02) mais uma etapa deste processo, reunindo as assessoras pedagógicas da SME e a equipe de gestão da Educação do Município.

Conforme a secretária de Educação, Esméria Saveli, a ocasião também funcionou para que seja mantido o alinhamento entre as assessoras pedagógicas das escolas, que são as responsáveis diretas pela implementação das políticas educacionais de Ponta Grossa junto às unidades escolares. “Nosso objetivo é garantir que as políticas se concretizem nas salas de aula. Por isso fazemos de maneira permanente este exercício de interpretação da nossa realidade, para que possamos implementar junto aos professores e alunos as práticas pedagógicas necessárias ao desenvolvimento educacional das crianças”, observa.

As profissionais da Pedagogia também reforçaram as diretrizes da Secretaria e conceitos a serem seguidos ao longo do ano letivo. Ainda conforme Esméria, as atividades “reforçam o funcionamento da SME como uma rede”. “Esta é a nossa perspectiva. Somos uma grande rede de Educação e buscamos um padrão de qualidade, tendo no horizonte o aprendizado dos nossos alunos em todas as áreas. Este envolvimento com a formação continuada é fundamental”, observa a secretária da pasta.

Apoio Pedagógico

Cada uma das escolas possui uma assessora pedagógica (AP), profissional de carreira da rede, que realiza a interação e mediação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação, no seu dia a dia. Elas são mediadoras das políticas educacionais da SME, apoiando diretoras, pedagogas e professoras no desenvolvimento pedagógico dos estudantes de todas as idades.