Correio dos Campos

Cursos de capacitação em PG dão alternativas para empreender

Para especialista, empreendedorismo continua sendo a saída mais rápida para quem está sem um trabalho formal. IBGE divulgou hoje (28) que 12,7 milhões estão desempregados no país.
28 de fevereiro de 2018 às 17:41

COM ASSESSORIAS – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28) os dados referentes ao número de desempregados no país. De acordo com o órgão, o índice de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no trimestre encerrado em janeiro deste ano, o que significa que 12,7 milhões de pessoas aptas a trabalhar estão sem um emprego com carteira assinada.

Para o especialista ponta-grossense em emprego e qualificação profissional, Eider Sousa, o índice é um reflexo do momento conturbado em que o país vive. “A instabilidade política faz com que as empresas, principalmente multinacionais, deixem de investir nas unidades brasileiras. Isso gera um corte nas vagas já existentes e impedem que novas oportunidades sejam abertas”, explica.

Sousa garante que, atualmente, a solução mais rápida para driblar o desemprego é o empreendedorismo. Em Ponta Grossa, por exemplo, o especialista garante existir ‘buracos’ no mercado que permitem aos profissionais qualificados uma chance de iniciar o próprio negócio. “As oportunidades são tanto para a pessoa que deseja encontrar um ‘bico’ no período em que está desempregada quanto para aquela que realmente quer mudar de profissão e abrir um empreendimento próprio”, garante.

O profissional lista três cursos para quem deseja empreender. Confira:

1- Mecânica de Motos

De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Ponta Grossa fechou o ano de 2017 com mais de 24 mil motocicletas em circulação. O número elevado destes veículos na cidade, de acordo com Eider Sousa, faz com que um empreendimento na área de manutenção se torne extremamente viável. “É um mercado muito grande para quem quer iniciar um negócio próprio, como uma oficina especializada em motos, por exemplo. Além disso, Ponta Grossa conta com uma série de empresas que buscam constantemente trabalhadores deste ramo”, afirma o especialista. A ‘Jumper! Profissões e Idiomas’ é uma das escolas que oferecem, na cidade, o curso de Mecânica de Motos. “Também é uma boa opção para quem deseja se ocupar enquanto não encontra um emprego formal”, garante.

2- Eletricista

Outro curso profissionalizante ideal para quem busca empreender, de acordo com Sousa, é o de eletricista. “Por conta do polo industrial, Ponta Grossa tem um mercado muito vasto na área elétrica. A maioria das empresas, por conta do momento de crise, optam por terceirizar o trabalho através de uma prestadora de serviços ao invés de contratar um profissional, e é aí que surge a oportunidade para quem está qualificado e deseja empreender”, detalha. Para Sousa, as empresas com maior procura de profissionais do segmento são as do ramo de Comunicação e de Construção Civil. A ‘Jumper’ oferta o curso de Eletricista na unidade de Ponta Grossa.

3- Maquiagem Profissional

Outro curso interessante para os futuros empreendedores é o de Maquiagem Profissional, também oferecido pela ‘Jumper’. “O segmento da beleza é um dos que mais crescem no país, e muito disso se deve pela iniciativa dos próprios profissionais. Abrir um salão profissional ou atender nas residências dos clientes, por exemplo, é uma das saídas mais viáveis para os capacitados na área”, explica. Além da Maquiagem Profissional, o curso na ‘Jumper’ também aborda o design de sobrancelhas.