Correio dos Campos

Secretária Esméria realiza visita a escola de Itaiacoca

Visita técnico-pedagógica foi acompanhada por representantes da Fundação Lemann, que notaram o padrão da Rede Municipal de Ensino, mesmo na escola rural. Eles destacaram a organização da escola.
23 de fevereiro de 2018 às 14:51

IMPRENSA/Ponta Grossa – A secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, realizou nesta sexta (23) visita de acompanhamento técnico e pedagógico à Escola Municipal Professora Maria Eulina Santos Scheena, na localidade de Biscaia, em Itaiacoca. O evento também serviu para que representantes da Fundação Lemann, parceira da pasta em programas de formação de professores da Rede de Ensino, conhecessem a estrutura e a organização da escola da zona rural. A Fundação desenvolve e apoia projetos em Educação em todo o país.

Localizada a 30 quilômetros da zona urbana, a escola rural recebe 104 crianças de 04 a 10 anos, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, moradoras de várias localidades próximas. Elas estudam em tempo integral, recebem transporte escolar diariamente, refeições, material e uniforme escolar, bem como acesso a todo o conteúdo curricular. “O acompanhamento pedagógico é realizado de maneira permanente pela Secretaria, por meio das assessoras pedagógicas. Em nossa Rede não há diferenças entre o ensino oferecido na zona urbana e nos distritos. A infraestrutura e o conteúdo pedagógico estão na mesma sintonia em todas as unidades escolares”, conta Esméria.

A Fundação Lemann, parceira da Secretaria para a formação continuada dos professores, realiza em Ponta Grossa o programa Formar, discutindo ideias e trocando experiências com 60 profissionais da Educação, em um curso de gestão para a aprendizagem. O objetivo é contribuir para melhorar ainda mais o desempenho da Rede, com foco no aprendizado dos alunos. Participam do programa todas as assessoras pedagógicas, profissionais que realizam a ponte entre as 84 escolas de Ensino Fundamental e a Secretaria, implementando o modelo de gestão municipal e apoiando escolas e alunos.

Escola Diferente – Segundo Carlos Henrique Uehara, gestor de projetos da Fundação Lemann, há diferenciais muito significativos no trabalho desenvolvido em Ponta Grossa. Ele destaca a infraestrutura e o tempo que os professores dedicam à preparação das aulas. Nas escolas com ensino integral, toda tarde de sexta é dedicada ao trabalho pedagógico dos professores, por exemplo. “Não é trivial encontrar pelo Brasil uma infraestrutura e uma organização do tempo de ensino dentro das escolas, como encontramos em Ponta Grossa. Há um horário de trabalho pedagógico coletivo, bem como um ambiente colaborativo entre as equipes pedagógicas. O objetivo final é, sempre, tornar mais prazeroso o aprendizado dos alunos”, observa Uehara.