Correio dos Campos

Expresso Mundo Melhor aumenta em 32% o número de pessoas atendidas

22 de fevereiro de 2018 às 13:31

COM ASSESSORIAS – O Expresso Mundo Melhor, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), aumentou em 32% o número de pessoas atendidas em um ano. Se em 2016, foram três mil pessoas contempladas, no ano passado o projeto realizou 4.410 atendimentos. Ao todo, desde que iniciou as suas atividades, o Expresso beneficiou aproximadamente 20 mil pessoas.

“O trabalho é uma importante forma de resgate social. Temos a constante preocupação em facilitar o acesso à capacitação profissional. Quando o IMM surgiu, percebemos a necessidade de termos uma estrutura itinerante onde as pessoas pudessem acessar os cursos disponíveis no nosso ambiente virtual. A decisão de montar o Expresso Mundo Melhor se mostra a cada dia mais acertada”, ressalta o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.

O Expresso Mundo Melhor iniciou suas atividades em outubro de 2011, tendo o objetivo de levar inclusão digital e qualificação profissional de forma itinerante, para diversas comunidades. Ele atua em instituições assistenciais do município de Ponta Grossa, escolas municipais participantes da Maratona Intelectual, unidades prisionais em regime semiaberto, Feiras de Serviço e Mutirões da Cidadania realizados em diversos municípios, instituições voltadas às crianças e adolescentes em sistema de contraturno e, em especial, programas para adolescentes em conflito com a lei.

O Ônibus de inclusão digital e qualificação profissional está equipado com 16 notebooks e internet 4G, autossuficiente para atendimento aos diversos públicos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem é composto por mais de cem cursos online, nas áreas de educação, saúde e bem-estar, administração e empreendedorismo, informática e línguas, está disponível gratuitamente para todos os públicos atendidos.

Parceria – O veículo utilizado pelo IMM foi viabilizado pelo Rotary Clube Ponta Grossa Lagoa Dourada, através da Fundação Rotariana Internacional. Um dos responsáveis pelo Rotary, o advogado Eli Salamacha, afirma que a parceria é muito importante para toda sociedade. “É um exemplo de que a união de esforços pode beneficiar muito a comunidade. Essa parceria já dura vários anos e tem beneficiado milhares de pessoas com os cursos de inclusão digital”, afirma.

Para o procurador da República Osvaldo Sowek Júnior, que também é membro do Rotary e parceiro do Instituto Mundo Melhor, os números comprovam a importância do projeto. “É fundamental pensarmos, como cidadãos, na importância da inclusão social e para isso é imprescindível oportunizar maneiras de a população se capacitar profissionalmente, se inserir no mercado de trabalho e agir em busca do bem comum”, ressalta.