Correio dos Campos

NESTA QUINTA – Ponta Grossa inicia o ano letivo para 31 mil alunos

Do total de 31 mil alunos, 18,7 mil já estudam em tempo integral nos CMEIs e Escolas Municipais da cidade.
14 de fevereiro de 2018 às 21:07
Foto: Arquivo/SME

IMPRENSA/Ponta Grossa – As crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa retornam às aulas nesta quinta-feira, 15 de fevereiro. São aguardadas 31 mil crianças de 01 a 10 anos, devidamente matriculadas até a 5ª série, nos 60 Centros Municipais de Educação Infantil e nas 84 Escolas Municipais. Eles serão atendidos por 4 mil funcionários, sendo aproximadamente 3 mil professores.

Os mestres estão trabalhando na organização das escolas e das aulas desde o dia 1º de fevereiro, quando foi iniciada a semana pedagógica nas unidades escolares. Muitos pais e alunos encontrarão suas escolas com novas representantes. Para 2018, 50% dos CMEIs e Escolas possuem novas diretoras, eleitas em 2017. Neste primeiro dia, os alunos conhecerão suas novas turmas, o ensalamento e também os professores que os acompanharão ao longo de todo o ano letivo de 2018.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, dá as boas-vindas aos alunos. “Este será mais um ano onde buscaremos, junto com professores e demais funcionários, o melhor para o aprendizado de nossos alunos. Seguiremos com a ampliação do nosso atendimento, com obras de melhorias e novas unidades, com a formação dos professores e com muita dedicação em todos os sentidos, buscando uma educação de qualidade voltada para a infância”, destaca Esméria.

Educação Integral

Entre os 31 mil alunos matriculados, serão 10,3 mil alunos na Educação Infantil (01 a 05 anos) e outros 20,7 mil no Ensino Fundamental (05 a 10 anos). A Educação Integral avançou novamente, contando agora com 125 unidades escolares oferecendo o ensino de tempo ampliado, frente a 121 no ano anterior. O número de alunos atendidos também cresceu, passando de 17,2 mil para 18,7 mil – cerca de 1.500 a mais em 2018.

2 novos CMEIs começam na segunda

Excepcionalmente, duas novas unidades escolares, finalizadas no início deste ano, terão o ano letivo iniciado na próxima segunda-feira. São os novos CMEIs localizados no Jardim Conceição e na Vila São Francisco, que estão recebendo a nova mobília para seu pleno funcionamento. Outra unidade que será iniciada mais tarde será o CMEI Martinho Lutero, no Santa Mônica – no dia 26 de fevereiro. O local era uma creche conveniada que foi adicionada à Rede e passa por melhorias antes de receber novamente as 150 crianças atendidas pelo antigo Centro de Educação Infantil – que agora será Municipal.