Correio dos Campos

Instituto Mundo Melhor atendeu 18,4 mil pessoas em 2017

14 de fevereiro de 2018 às 15:04

COM ASSESSORIAS – Com um aporte financeiro que resultou em um investimento de R$ 3,2 milhões, o Instituto Mundo Melhor (IMM) beneficiou 18.484 pessoas no passado. Destes, 6.180 foram atendimentos presenciais e 12.304, atendimentos por meio dos cursos on-line que o IMM disponibiliza para a sociedade.

Atuando em quatro estado – Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Ceará – e mais em Moçambique, na África, o IMM esteve presente em 41 municípios, com um total de 65 unidade de salas virtuais.

O Instituto realizou cursos que objetivam a ressocialização social em 15 unidades penitenciárias – atendendo 6.460 pessoas. O IMM atua por meio de salas virtuais, oferecendo cursos profissionalizantes aos presos com o intuito de contribuir para a ressocialização dessas pessoas. Responsável pela oferta dos cursos na plataforma digital, o Instituto Mundo Melhor (IMM) possui parceria com o Depen desde 2012.

Já os cursos voltados à capacitação educacional e profissional de adolescentes e jovens por meio do programa Jovem Mundo Melhor atendeu 4.180 pessoas. Um dos eventos neste sentido mais significativo foi a II Feira de Profissões, realizada em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Durante todo o evento, representantes das entidades de ensino de Ponta Grossa puderam falar aos alunos as vantagens e características de seus cursos, mostrando como os profissionais de cada área podem atuar em suas carreiras. Mais de 440 alunos passaram pela feira.

“Esses números refletem o quanto estamos valorizando as ações sociais que são imprescindíveis para toda a nossa sociedade”, ressalta o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.

Para o mantenedor e idealizador do IMM, Marcio Pauliki, os dados servem de ânimo para que os trabalhos se intensifiquem durante este ano. “O Instituto possui uma importância social muito grande. Vamos continuar atuando para que mais pessoas possam ser beneficiadas com as nossas ações”, destaca.

Outro projeto que se destacou foi o Jovem Mãe, realizado parceria com o Complexo Pequeno Príncipe e as Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Ponta Grossa, atendeu 510 jovens no ano passado. Segundo Tatiana Forte, do Hospital Pequeno Príncipe, em 2017 o Jovem Mãe trabalhou com servidores da Saúde, Unidades de Saúde e Hospital Regional. “As unidades de saúde identificaram a necessidade de uma capacitação sobre o desenvolvimento infantil e o hospital identificou a necessidade de escrever o protocolo de humanização da obstetrícia. Os dois grupos foram sensibilizados a partir dos princípios da primeiríssima infância, conteúdo trabalhado como foco principal do Jovem Mãe”, explica Tatiana.

Justiça Restaurativa – Já a Escola Restaurativa realizou a capacitação de 526 pessoas em 2017. O IMM é parceiro do Tribunal de Justiça do Paraná no âmbito da Justiça Restaurativa. Em Ponta Grossa, o IMM é o responsável, por exemplo, pela impressão do material didático e também por organizar os cursos que abordam o tema em todo o estado.

A Justiça Restaurativa, promovida pelo Tribunal de Justiça, é considerada um método consensual baseada no diálogo, que tem atuado em diversas frentes em todo o país. As práticas desta ferramenta concentram esforços na responsabilização de quem cometeu atos infracionais, buscando também dar voz e valor às vítimas desses casos.

“Ano passado foi muito importante parceria muito boa com o IMM, o objetivo do TJ-PR é difundir as práticas restaurativas e nesse ponto o IMM vem dando vazão a esse objetivo quando capacita tantas pessoas que vão replicar essas práticas. A ideia para esse ano é focar a atuação em escolas e em parceria com a Guarda Mirim de Ponta Grossa”, afirma a juíza coordenadora adjunta da Comissão de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Paraná (CJR) em Ponta Grossa, Laryssa Angélica Copack Muniz.

Expresso – O Expresso Mundo Melhor atendeu somente no ano passado 4,4 mil pessoas. O projeto iniciou suas atividades em outubro de 2011, tendo o objetivo de levar inclusão digital e qualificação profissional de forma itinerante, para diversas comunidades.

O Expresso atua em instituições assistenciais do município de Ponta Grossa, escolas municipais participantes da Maratona Intelectual, unidades prisionais em regime semiaberto, Feiras de Serviço e Mutirões da Cidadania realizados em diversos municípios, instituições voltadas às crianças e adolescentes em sistema de contraturno e, em especial, programas para adolescentes em conflito com a lei.