Correio dos Campos

Especialista lista dicas para montar e distribuir currículos em PG

Para Eider Sousa, busca por empregos requer cuidados antes e após o processo de construção do currículo.
7 de fevereiro de 2018 às 17:31
Foto: Divulgação

COM ASSESSORIAS – O currículo é a primeira impressão que o recrutador de uma empresa terá sobre os candidatos. Com o momento político e financeiro vivido atualmente no país, é cada vez mais comum que vagas de emprego sejam pretendidas por centenas ou até milhares de pessoas. Evitar problemas já na primeira apresentação faz com que o candidato saia na frente em relação a outras pessoas que tenham o mesmo objetivo profissional.

Especialista em qualificação profissional e diretor da Jumper Profissões e Idiomas Ponta Grossa, Eider Sousa lista dicas para montar e distribuir currículos da maneira correta, aumentando as chances do candidato seguir para uma entrevista de emprego.

Formate-o de maneira inteligente

Para Sousa, o currículo deve ser pensado de maneira inteligente para que o recrutador encontre todas as informações necessárias sem perder muito tempo. Um documento bem escrito, com design simples e bem organizado faz com que o candidato tenha vantagem em meio a outros tantos papéis e arquivos distribuídos por todos os que estão em busca daquela vaga de emprego. “O ideal é formatar o currículo de maneira limpa, com fontes simples e somente utilizando caracteres em negrito e itálico de maneira seletiva”, explica. Apesar de parecer improvável, Sousa ressalta que ainda existem currículos feitos à caneta entregues por candidatos. “Causa uma impressão muito negativa para o recrutador”, garante.

Reforce qualidades e pontos fortes

Além dos dados pessoais como nome, endereço, idade e contato, colocados logo no início do documento, o especialista acha necessário que o candidato reforce as características positivas no currículo. “Mas não é fazer uma lista com o que considera positivo. O ideal é conectá-las com experiências profissionais, apontando como elas colaboraram para a sua carreira”, explica. Listar no currículo as funções e rotina dentro de empresas anteriores, por exemplo, pode ajudar o candidato em um primeiro contato com o recrutador.

Seja sincero e objetivo

“Independentemente do quanto você ache necessário, não minta no seu currículo. É uma atitude acima de tudo antiética e que acaba sendo descoberta uma hora ou outra do processo seletivo, podendo até mesmo arruinar a sua credibilidade com outras empresas”, garante o especialista. Além disso, Sousa afirma que não é aconselhável que o currículo seja muito longo e com informações desnecessárias. “O recrutador não tem muito tempo para avaliar todos os currículos. Quando pega algum documento muito grande e com dados sem necessidade, acaba descartando sem sequer ler por inteiro”, ressalta.

Distribua de maneira inteligente

Eider Sousa acredita que em cidades de médio porte, como Ponta Grossa, é um pouco mais fácil de se pensar em estratégias para distribuir os currículos. Uma delas, que parece simples à primeira vista, é um dos erros mais comuns notados pelo especialista: o destinatário. “Se estou buscando uma vaga na produção de uma indústria, por exemplo, não posso de maneira alguma deixar meu currículo nas mãos de um trabalhador desta área para que ele repasse ao chefe do setor. Fatalmente algumas pessoas irão simplesmente descartar o documento, com medo de que eu me torne um concorrente ao cargo que ele já ocupa dentro da empresa”, explica. O ideal, de acordo com Sousa, é que o currículo seja entregue diretamente ao setor de Relações Humanas (RH), para os diretores da empresa ou até mesmo para agências de emprego.

Outra opção é anunciar o currículo em sites e plataformas online de ‘classificados de empregos’. “Com a ascensão da internet, existem muitos portais de emprego que cobram para anunciar o currículo da pessoa. Às vezes um investimento mínimo neste sentido é o que falta para que o candidato conquiste a tão sonhada vaga no mercado de trabalho”, afirma.