Correio dos Campos

Vinícius Camargo propõe melhorias na Educação infantil

Projeto de lei protocolado na Câmara sugere que ambientes escolares infantis passem a contar com profissionais capacitados na prestação de primeiros socorros.
2 de fevereiro de 2018 às 16:24

COM ASSESSORIAS – O vereador Vinícius Camargo protocolou durante a semana um projeto de lei que obriga escolas e ambientes de educação infantil a manterem profissionais capacitados em atendimento de primeiros socorros. A proposta, de nº 04/2018, deve seguir já nos próximos dias para apreciação das comissões internas da Câmara de Ponta Grossa, que darão um parecer inicial para que seja votada durante sessão.

A medida, segundo o vereador, é uma tentativa de evitar problemas maiores em ambientes escolares, como a piora do quadro clínico de uma criança por conta de um atendimento equivocado. Caso entre em vigor, a medida vale para as escolas de educação infantil, creches e berçários, tanto da rede pública quanto da privada.

Os estabelecimentos deverão capacitar, por conta própria, no mínimo três funcionários. “São procedimentos relativamente simples que salvam vidas, pois em muitos casos os minutos de espera de chegada do atendimento médico são o que definem a vida ou a morte daquela pessoa”, explica o vereador.

A proposta foi pensada para a Educação Infantil pois, de acordo com a justificativa, é onde está concentrado o maior índice de acidentes dentro do ambiente escolar. “Sabe-se que a criança apresenta interesse em explorar situações novas para as quais nem sempre está preparada, o que facilita a ocorrência de acidentes”, afirma Camargo.

De acordo com o documento protocolado na Câmara, o descumprimento da lei pelos estabelecimentos privados acarretaria em multa de 12 Valores de Referência (VRs) – equivalente a R$ 906,24 – e o dobro nos casos de reincidência (R$ 1.812,48).