Correio dos Campos

Saúde de PG esclarece sobre novos locais de atendimento para pacientes de UBS

2 de fevereiro de 2018 às 18:37

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir de segunda-feira (5), os pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde Alceu Schulli Teixeira, localizada na Praça Getúlio Vargas, na Nova Rússia, serão orientados a realizar os atendimentos nas suas Unidades de referência, ou seja, nas mais próximas de sua residência. Já aqueles que residem na região Central, poderão ser atendidos na Unidade Básica de Saúde Antônio Russo, localizada na rua Saldanha da Gama, s/nº.

A medida foi tomada com o objetivo de organizar os serviços de saúde. “A mudança resultará na melhor utilização dos recursos, além de referenciar os usuários para as Unidades mais próximas de sua residência. Após estudo e análise nos sistemas de informação do Ministério da Saúde, foi constatado que cerca de 85% dos atendimentos deveriam ser realizados em outras Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros”, destaca o secretário adjunto, Robson Xavier. No último quadrimestre de 2017, a UBS realizou em média, 276 atendimentos/mês. “Um número muito abaixo se comparado com as outras UBS e Equipes de Saúde da Família, que realizam mais de 2 mil atendimentos mês”, salienta, Xavier.

O departamento de Atenção Primária entrou em contato com os pacientes que tinham consulta agendada, para passar as novas orientações. “Ninguém ficará desassistido, todos os pacientes seguirão o fluxo normal de atendimento, apenas com a UBS de referência modificada”, finaliza Robson. A UBS passará por reforma e continuará com serviços voltados a comunidade através da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.