Correio dos Campos

Sala do Empreendedor disponibiliza tutorial online para emissão da DASN

A procura pelo auxílio no processo cresceu 91,5% no mês de janeiro em comparação ao mesmo período do ano passado.
1 de fevereiro de 2018 às 14:30

IMPRENSA/Ponta Grossa – Uma das características da modalidade das microempresas individuais (MEIs) é a autogestão. Pensando nisso, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa disponibilizou, em seu site, um tutorial para a emissão da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), relatório das receitas obtidas que deve ser apresentado pelos empreendedores regularmente.

O processo pode ser feito totalmente online, mas, segundo a coordenadora do órgão, Tônia Mansani, muitos MEIs procuram auxílio no processo. Neste mês de janeiro foram realizados 1.174 atendimentos referentes a este serviço, o que representa um aumento de 91,5% em relação ao mês de janeiro de 2017 – que registrou um total de 613.

“Para evitar que as pessoas fiquem em filas fizemos um passo a passo explicativo, que possibilita que o MEI emita a sua declaração diretamente da sua casa”, aponta Tônia. O tutorial está disponível no site http://www.pontagrossa.pr.gov.br/saladoempreendedor/.

Balanço de janeiro – O total de atendimentos realizados em janeiro no órgão pertencente à Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional foi de 6.588, 26,1% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Foram 33,8% negócios formalizados a mais do que em 2017; de 133 em 2017, no último mês 178 empreendedores abriram os seus negócios – hoje, Ponta Grossa já conta com 12.907 MEIs formalizados.

Já em relação à procura por crédito foram feitos 125 atendimentos. Esse número representa mais do que o dobro do que o total de janeiro de 2017, que foi de 58 atendimentos. Hoje é disponibilizado o programa de financiamentos da Fomento Paraná, mas, conforme lembra o secretário da pasta, Paulo Carbonare, outra linha de crédito poderá ser oferecida através da Sala do Empreendedor em breve. “Estamos em conversação com a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC Centro Sul/PR) para disponibilizar mais uma opção para os empreendedores que buscam investir no seu negócio ou manter as suas finanças em dia”, aponta Carbonare.