Correio dos Campos

Felipe Passos organiza abaixo-assinado para presos trabalharem nas ruas de PG

Vereador organiza coleta de assinaturas online para conscientizar o Poder Executivo sobre a importância da demanda.
31 de janeiro de 2018 às 16:53

COM ASSESSORIAS – O vereador Felipe Passos (PSDB) iniciou nesta quarta-feira (31) um abaixo-assinado online pedindo o apoio da população para que o Poder Executivo passe a contar com mão de obra carcerária. A proposta do vereador foi oficializada em uma sugestão legislativa enviada à prefeita interina, Professora Elizabeth Schmidt (PSB), para que o município firme um convênio com o Governo do Estado.

A proposta de Felipe é que presos possam atuar gratuitamente (sem custos ao município) em serviços como a roçada dos canteiros das ruas, avenidas e praças da cidade, varrição, manutenção dos espaços de lazer do município e tapando buracos nas ruas. “Hoje a cidade tem uma dificuldade em manter esse tipo de serviço em dia e acreditamos que a mão de obra carcerária pode ajudar nesse aspecto”, explica Passos.

Na visão do vereador, a coleta de assinaturas faria com que a demanda ganhasse força junto ao Poder Executivo municipal e também junto ao Governo do Estado. “Essa é uma proposta benéfica para a cidade e também para os presos, que têm uma oportunidade de começar a se reinserir na sociedade”, ressalta.

Passos lembra que a proposta também contribuiria para que os presos possam abater parte da pena. “Acredito que a possibilidade de realizar uma atividade como essa ajuda o preso a ter uma rotina mais produtiva, ao mesmo que os detentos vão ajudar a sociedade executando essas atividades”, diz.

O parlamentar afirma ainda que os presos destinados para a atividade seriam aqueles com o perfil adequado, além de ressaltar uma possível economia aos munícipes em longo prazo. “Com essa atividade, a Prefeitura poderia deixar a manutenção das ruas apenas a cargo dos presos e isso acarretaria numa redução de custos e, consequentemente, numa possível diminuição dos impostos, como é o caso da Taxa de Lixo”, explicou o vereador, referindo-se ao tributo usado para custear esse tipo de serviço.