Correio dos Campos

Secretaria de Agricultura reforça os trabalhos para recuperação das estradas rurais

Para a manutenção é necessário que haja uma melhora nas condições climáticas
29 de janeiro de 2018 às 18:33

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta segunda-feira (29) a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realizou uma reunião com produtores, moradores e donos de estabelecimentos alocados na região do Alagados. Em dezembro, a SMAPA patrolou e cascalhou as estradas rurais, mas devido às chuvas alguns pontos se tornaram críticos. O encontro aconteceu na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e contou com o apoio do secretário de Governo, Maurício Silva.

A reunião foi marcada a pedido dos moradores, o objetivo foi de reivindicar melhorias pontuais nas áreas. Douglas da Costa, dono do Ponta Grossa Iate Clube, a manutenção realizada em dezembro foi bem feita. “A estrada ficou muito boa, mas devido ao tempo muito chuvoso, existem alguns pontos críticos e por isso nós marcamos esse encontro, com o intuito de unirmos forças para melhorarmos ainda mais as estradas rurais”, conta Costa.

Para a manutenção é necessário que a estrada esteja seca, ou que não esteja chovendo na localidade. Segundo os dados do Sistema de Monitoramento Agrometeriológico (SMA), apenas em janeiro de 2018 o índice de precipitação pluvial já passou dos 294,4 milímetros, 105,2 milímetros a mais do que todo o mês de janeiro do ano passado, o que significa um aumento de 55,6%.

Segundo o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, as situações emergenciais estão sendo atendidas com prioridade. “Em dezembro realizamos a manutenção das áreas rurais, deixamos em perfeito estado, mas com as chuvas durante 45 dias ou mais, as estradas ficaram debilitadas. Estamos atendendo os pontos críticos e essa reunião aconteceu para determinar quais são essas localidades”, explica Ivonei.

O secretário de Governo, Maurício Silva, conhece as estradas rurais e comenta que a Prefeitura investiu em torno de R$ 350 mil para a recuperação das localidades. “Muitos proprietários elogiaram o trabalho realizado em diversas áreas, mas enfrentamos o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 18 anos, com uma diferença de 142 milímetros a mais se comparado ao índice pluviométrico atual”, relata Silva.

Recuperação das estradas

Na sexta-feira (26) a Secretaria de Serviços Públicos retirou a patrola da SMAPA que estava atolada na estrada de Taquari dos Russos. A máquina estava abrindo sarjetas para desviar o fluxo de água do meio das estradas quando encalhou. Após o incidente, a patrola continuará em Taquari para a recuperação da estrada, a partir de hoje (29), caso haja uma melhora no tempo.

Patricia Gerlinger Striquer, responsável da secretaria pelas estradas rurais, reitera que é necessária uma melhora nas condições climáticas para a realização da manutenção. “Pedimos a compreensão de todos, não podemos realizar a manutenção com chuva, para que não aconteça a mesma situação do atolamento”, informa Patricia.

A secretaria contratou uma empresa terceirizada para auxiliar nas atividades de recuperação. “Sabemos que os problemas não são apenas na região do Alagados, com isso, contamos com o apoio dos moradores e produtores, para que nos ajudem a partir das necessidades para, assim, formarmos uma parceria, com o intuito de manter as estradas trafegáveis durante o ano todo”, finaliza o secretário de Agricultura.