Correio dos Campos

Mantenedores garantem continuidade do Hospital de Livros

26 de janeiro de 2018 às 13:57

COM ASSESSORIAS – Os trabalhos do Hospital de Livros (HL) do Instituto Pegaí Leitura Grátis na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) estão garantidos em 2018. As quatro empresas mantenedoras do Hospital já firmaram compromisso para mais um ano de parceria. Após a Virtual Software para Seguros assinar novo contrato, essa semana foi a vez da Cooperativa Unimed Ponta Grossa garantir seu apoio. O HL conta ainda com a Gráfica iPrint e com a Agência Elétricka Klupp como mantenedoras.

O Hospital de Livros do Instituto Pegaí funciona na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa desde junho de 2016, e conta em média com sete apenados atuando como restauradores, todos eles com o benefício da remissão de pena pelo serviço. O Pegaí contabiliza um total de 476 dias remidos com o trabalho dos apenados no HL em 2017.

“Agradecemos a todos do Instituto Pegaí por mais um ano nos proporcionar trabalho e oportunidades dentro de um ótimo espaço que é o nosso setor Hospital de Livros. Também a todos os mantenedores agradecemos pelos votos de confiança depositado em nós”, disse o restaurador, ilustrador e porta-voz do HL, Willian Stark.
Willian e seus colegas restauradores deram vida nova para 1.831 livros. Livros do Pegaí e do próprio sistema penitenciário que não estavam mais em condições de leitura foram restaurador por lá. Número esse que possibilitou o aumento de livros restaurados pelo Instituto. Em 2016 haviam sido 1.492 obras.

Mas o número de livros restaurados não é o único ‘resultado positivo’ do Hospital. Como diz a sua missão, lá o Instituto Pegaí busca “dar novas oportunidades a livros e pessoas”. “Além de restaurar livros, aqui restaura-se pessoas”, garante Willian, que não se cansa de falar que está vendo sua vida transformada com a oportunidade de trabalho na PEPG. “Tudo porque existe esse ‘time Pegaí’ que não olha nosso passado, mas investe no nosso futuro”, disse.

Números positivos e pessoas satisfeitas com o resultado. Foi isso o que motivou os mantenedores a continuar participando desse trabalho. “A Virtual se orgulha de poder apoiar este projeto que sem dúvida nenhuma está transformando vidas e melhorando nossa sociedade”, explicou o empresário Mauricio dos Santos.

A cooperativa Unimed destaca ainda as demais parcerias realizadas com o Instituto Pegaí. “A parceria no ano passado foi muito gratificante. Em vários eventos que fizemos, seja para a comunidade ou para os médicos cooperados, conseguimos Inserir o projeto e levantar um número bacana de livros”, relatou o diretor presidente da Unimed Ponta Grossa, Rafael Francisco dos Santos. E para esse ano ele adianta que quer ampliar a parceria. “Para 2018, estamos com outros projetos. Queremos aprimorar essa parceria que fomenta a leitura na cidade em diversos locais, sem discriminação. Um projeto que merece nosso apoio e também o apoio dos moradores da cidade”, finaliza.