Correio dos Campos

Vinícius Camargo quer 50% do ICMS ecológico para estradas rurais

Vereador pretende discutir proposta com deputados estaduais. Parlamentar defende plano de desenvolvimento dos distritos de Ponta Grossa.
23 de janeiro de 2018 às 14:08

COM ASSESSORIAS – O vereador Vinícius Camargo (PMB) anunciou nesta terça-feira (23) que buscará a destinação de 50% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ecológico para as estradas rurais em Ponta Grossa. Essa cota do ICMS é destinada aos municípios que mantém unidades de preservação ambiental em seus territórios – Camargo quer articular a demanda junto ao Executivo municipal e também com os deputados estaduais. Só em 2016, por exemplo, Ponta Grossa recebeu mais de R$ 440 mil em ICMS ecológico.

“Os recursos são conquistados através de reservas que ficam abrigadas na zona rural, muitas vezes preservadas pelos próprios moradores destas localidades. Por isso não é justo que a maioria destes recursos não seja revertida para estas áreas”, explica o vereador. Defensor de uma política de desenvolvimento dos distritos de Ponta Grossa, Camargo lembra que a destinação de 50% destes recursos pode ser essencial para ampliar o desenvolvimento das regiões.

“Hoje os moradores das áreas rurais estão muito longe dos serviços públicos, sofrem com a falta de estrutura e isso fica evidente na falta de conservação das estradais rurais”, pontuou Camargo. O parlamentar lembrou ainda que não é só a área urbana de Ponta Grossa que é extensa, a característica também cabe aos trechos rurais. “Temos uma produção do campo que precisa ser escoada e pra isso é necessário estradas com qualidade”, contou o vereador.

Camargo (PMB) ressaltou que a destinação do ICMS ecológico para as estradas rurais poderia contribuir sensivelmente com a vida do produtor rural. “Precisamos desenvolver os distritos e a área rural como um todo de forma sustentável, temos uma produção expressiva no campo e esse agricultor merece ter mais estrutura para viver e trabalhar”, cobrou Camargo.

O vereador buscará se reunir com os deputados Plauto Miró (DEM), Marcio Pauliki (PDT) e Péricles de Mello (PT) para discutir o assunto. Em outubro, Camargo já havia enviado uma sugestão legislativa ao Governo sugerindo um mecanismo semelhante.