Correio dos Campos

Rudolf volta a cobrar Rumo após desmoronamento na Palmeirinha

Durante madrugada, veículo despencou de mais de 13 metros após desmoronamento de terra às margens de linha férrea. Vereador já havia alertado empresa sobre problemas ao lado dos trilhos de trem.
22 de janeiro de 2018 às 15:53
Em outubro, o vereador esteve exatamente no local do desmoronamento. Dias depois, ele informou a empresa sobre os problemas na região.

COM ASSESSORIAS – O vereador Rudolf ‘Polaco’ Christensen lamentou o caso ocorrido durante a madrugada de segunda-feira (22) na região da Vila Palmeirinha, em Ponta Grossa, quando um veículo despencou de uma ribanceira localizada às margens de uma linha férrea. O parlamentar já havia alertado, ainda em outubro do ano passado, a empresa Rumo, responsável pela limpeza e manutenção do local, sobre o problema. A companhia, no entanto, não promoveu nenhuma mudança para evitar o ocorrido.

“É de se lamentar que ainda em 2018 algumas empresas de grande porte tenham que esperar por uma tragédia para tomar qualquer tipo de ação em assuntos semelhantes a esses. A Rumo foi orientada por mim e pela minha equipe para realizar a limpeza e a manutenção do local há quase dois meses, mas nada foi feito. O que vimos hoje [22] é algo que poderia ser totalmente evitado, caso a empresa tivesse tomado os cuidados no momento em que foi avisada”, afirma o vereador.

No final de outubro, Rudolf ‘Polaco’ esteve na região da Vila Palmeirinha para avaliar a denúncia de moradores sobre a condição do local. Após a visita, o vereador protocolou uma moção de apelo à empresa responsável pela manutenção da faixa de domínio da linha férrea.

“Na época fiz uma solicitação para a Defesa Civil para que tomasse algumas providências, mas fomos informados de que a Rumo era a responsável pelo local e que teria a obrigação de solucionar o problema. Esta é uma cobrança antiga dos moradores, que já alertavam há tempos sobre a possibilidade de acidentes na região”, ressalta o vereador. Após o caso, Rudolf irá novamente alertar a empresa, através de uma moção, sobre os perigos do local, além de exigir uma ação urgente para evitar novos desmoronamentos.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista do veículo realizava uma manobra no local quando houve o desmoronamento. Ele e o automóvel capotaram por um barranco de mais de 13 metros, mas o condutor, que estava sozinho no carro, saiu ileso.