Correio dos Campos

Fiscais do Meio Ambiente são hostilizadas durante fiscalização

Equipe de fiscalização realizava verificação de denúncia sobre queimada irregular em imóvel no Parque Tarobá.
22 de janeiro de 2018 às 20:05
Veículo usado pelas fiscais foi depredado por morador do imóvel fiscalizado.

IMPRENSA/Ponta Grossa – Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) foi recebida com hostilidade na tarde de hoje (22), durante ação de fiscalização de denúncia sobre queimada irregular em um estabelecimento ‘ferro-velho’ na região do Parque Tarobá. Ao ser abordado por duas fiscais que verificavam a denúncia, o munícipe indicado como responsável pelo imóvel teria respondido com agressividade e atacado o veículo da Secretaria de Meio Ambiente com pedras.

“O trabalho da fiscalização é de contato direto com os proprietários e moradores de cada imóvel e nem sempre a notificação é bem recebida, mas nunca nos deparamos com uma situação como essa, onde se fez necessário contatar as forças policiais para garantir a segurança das nossas fiscais. É importante que a população tenha em mente que é função da Prefeitura fiscalizar se a legislação vem sendo cumprida, ainda mais quando recebemos denúncias”, explica o diretor de licenciamento ambiental da Secretaria, André Pitela.

Para garantir a própria segurança, enquanto o carro era depredado, a equipe de fiscais se abrigou em um imóvel das proximidades, acionando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para tomar as providências e garantir a saída da equipe do local em segurança. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e a Guarda Municipal, com o registro de Boletim de Ocorrência pela agressão. O veículo teve todos os vidros laterais e pará-brisas danificados, um prejuízo de aproximadamente R$ 2 mil.