Correio dos Campos

Falta de qualificação é principal empecilho na busca por emprego em PG

Levantamento da Agência do Trabalhador aponta que 35% das vagas são ‘devolvidas’ às empresas por falta de candidatos qualificados. Especialista dá dicas de como se preparar.
17 de janeiro de 2018 às 14:13

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa é uma das cidades paranaenses que mais abriram vagas de emprego durante 2017. Até o final do mês de outubro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram mais de 1,3 mil novos postos de trabalho preenchidos.

Os números poderiam ser maiores, no entanto. Segundo um levantamento da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, 35% das vagas de emprego disponíveis no local acabam não sendo preenchidas por falta de qualificação profissional dos candidatos, sendo ‘devolvida’ para as empresas.

O diretor da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho, afirma que a falta de qualificação dos candidatos é um dos maiores empecilhos para preencher as vagas disponíveis. “Muitas empresas, mesmo as pequenas, possuem certificações e exigem um certo nível de qualificação e um conhecimento básico de inglês. Até as vagas mais simples que oferecemos, como as operacionais, exigem um nível específico de profissional”, explica o diretor.

Especialista no assunto, o diretor da Jumper Cursos Ponta Grossa, Eider Sousa, explica que as exigências do mercado de trabalho mudaram bastante ao longo dos últimos anos. “Hoje as empresas estão muito mais rigorosas em relação a contratação de profissionais. Não é novidade que a economia está passando por uma fase crítica e precisa de uma aceleração de resultados, então as empresas não podem errar. Por isso, elas buscam aqueles que estão mais qualificados profissionalmente”, complementa.

Uma das dicas do diretor é que o candidato filtre um segmento específico na hora de procurar emprego. “O ideal é que não saia ‘atirando para todos os lados’, como se diz. Se a pessoa possui experiência em uma área específica, é interessante que ela busque qualificação naquele segmento para melhorar as chances de conquistar um emprego a partir do embasamento que já tem”, ressalta. Evitar a candidatura em vagas de setores que não se assemelham com as últimas experiências profissionais também auxilia no processo, de acordo com Sousa.

“Outro conselho é buscar qualificação a todo tempo. Com a competitividade do mercado atual, quanto menos eu estou preparado e qualificado, mais estou distante da vaga de emprego. O que é unânime entre os recrutadores é que, o que pode fazer a diferença em um processo de seleção, colocando até mesmo um candidato à frente do outro, é a qualificação profissional”, garante.

Sobre a Jumper Cursos Ponta Grossa – Localizada no Centro de Ponta Grossa, a Jumper oferta cursos profissionalizantes nas áreas de Tecnologia, Saúde, Administrativa e Industrial, além de idiomas. Com preços acessíveis e carga horária flexível, a empresa possui profissionais capacitados e didáticos para qualificar aqueles que estão na busca por emprego ou até mesmo desejam ampliar o conhecimento dentro da profissão. A Jumper oferta cursos de Informática Administrativa, Design Gráfico, Excel Avançado, Montagem e Manutenção de Computadores, Capacitação para Enfermagem, Atendente de Farmácia e Consultório Médico, Auxiliar Administrativo com Secretariado, Gestão de Empresas, Logística, Assistente Jurídico, Mecânica de Motos na Prática, Eletricista Predial e Industrial e Inglês, do básico ao avançado. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (42) 3222-4246, pelo WhatsApp (42) 9-9997-0410, ou diretamente na unidade, localizada na Rua General Carneiro, nº 717, sala 02 (esquina com o Calçadão da Coronel Cláudio).