Correio dos Campos

Ex-aluno da UEPG é empossado como juiz do TRT-PR

16 de janeiro de 2018 às 11:56
Presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, e juiz Guilherme Mayer Amin acompanhados do reitor Luciano Vargas, do desembargador Ubirajara Carlos Mendes e dos pais do empossado, Jairo Amado Amin e Elisabete Mayer Amin. Foto: Divulgação

TRT-PR/UEPG – O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participou, nesta segunda-feira (15), da posse do ex-aluno da instituição, Guilherme Mayer Amin, no cargo de juiz substituto da 9ª região da Justiça do Trabalho – TRT-PR. A solenidade ocorreu na sede do TRT-PR, em Curitiba, sob a presidência da presidente do tribunal, desembargadora Marlene T. Fuverski Suguimatsu.

Natural de Ponta Grossa, Guilherme Mayer Amin graduou-se em Direito pela UEPG em 2008. Atuou na advocacia trabalhista por cinco anos, sendo aprovado em concurso para o cargo de juiz substituto da 21º Região da Justiça Trabalhista, no Rio Grande do Norte, em 2016. A transferência para a justiça trabalhista paranaense ocorreu após processo de permuta com a juíza Ilina Maria Jurema Maracajá Coutinho de Sá, que passará a atuar no tribunal potiguar.

No discurso de posse, o juiz Guilherme Mayer Amin destacou a satisfação em retornar ao seu estado natal. “Do Rio Grande do Norte, trago muita alegria, aprendizado e entusiasmo para ingressar na 9ª Região da Justiça do Trabalho – a Justiça de quem constrói o Paraná. E minhas raízes estão no Paraná. Por isso a gratidão a todos que tornaram possível minha volta”. Ele dirigiu-se em particular aos pais, Jairo Amado Amin e Elisabete Mayer Amin, firmando o compromisso de dedicar-se com todo o amor à Justiça do Trabalho. “Sou grato pelas oportunidades que me trouxeram até esse momento, de perfeição e felicidade. Sinto profunda gratidão à minha vida que me dá tanto”.

A desembargadora Marlene Suguimatsu saudou o novo juiz substituto da corte trabalhista paranaense, enfatizando que o retorno de Guilherme Amin às suas raízes alcança importante projeto pessoal, embasado no artigo 226 da Constituição Federal, que é o da proteção e integração à família. “No plano da eficácia jurídica do princípio constitucional que preserva a unidade familiar, recordo voto do Ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, no qual ressalta ‘o afeto como valor jurídico impregnado de natureza constitucional, em ordem a valorizar, sob tal perspectiva, esse novo paradigma, reconhecido como núcleo conformador do próprio conceito de família e foco de irradiação de direitos e deveres resultantes de vínculos fundados no plano das relações familiares’; e concluiu o Senhor Ministro ‘esse entendimento – no sentido de que o afeto representa um dos fundamentos mais significativos da família moderna, qualificando-se, para além de sua dimensão ética, como valor jurídico impregnado de perfil constitucional – tem o beneplácito de expressivo magistério doutrinário'”.

O reitor Luciano Vargas ressaltou a posse do ex-aluno da instituição como mais uma marca da qualidade do ensino na UEPG, em especial do curso de Direito que se coloca entre os melhores do país, destacado pelo selo de recomendação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de figurar nas primeiras colocações nas avaliações do Ministério da Educação e ranking universitários de várias organizações e publicações. “Temos ex-alunos da nossa instituição em posições de relevância nas diversas instâncias da Justiça e no cenário acadêmico e profissional das ciências jurídicas do país. O juiz Guilherme Amin honra essa tradição, dando sua contribuição para a construção de um país mais justo para os brasileiros”, disse, parabenizando também os pais do magistrado, Elisabete e Jairo Amin (professor do Departamento de Engenharia Civil da UEPG).

A posse contou ainda com manifestações do presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas do Paraná (Amatra IX), juiz Paulo da Cunha Boal, que indicou ser sempre uma satisfação participar da posse de colegas que voltam à terra natal e ao aconchego da família; e discurso do vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Alberto Augusto de Poli (representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR). Prestigiaram o evento os desembargadores Nair Maria Lunardelli Ramos (vice-presidente do TRT-PR), Sérgio Murilo Rodrigues Lemos (corregedor regional do TRT-PR), Ubirajara Carlos Mendes e Neide Alves dos Santos; juízes do trabalho e professores, além de servidores, familiares e amigos do empossado.