Correio dos Campos

Conservatório Maestro Paulino abre inscrições para novos alunos

8 de janeiro de 2018 às 15:59

IMPRENSA/Ponta Grossa – Aqueles que querem começar o ano aprendendo a tocar um instrumento musical poderão se inscrever a partir de segunda-feira, 08 de janeiro, para o teste seletivo do Conservatório Maestro Paulino, escola mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Ao todo serão oferecidas 33 vagas para alunos do curso fundamental, com aula de teoria musical e prática instrumental, e 60 vagas para a musicalização infantil e iniciação musical.

Para se inscrever para o teste seletivo, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br/info-fmc) e entrega-la preenchida na secretaria do Conservatório, no período de 08 a 19 de janeiro, no horário das 9h às 12h e das 13h às 18h. A inscrição para o teste seletivo custa R$ 35 e o valor deverá ser pago por meio de depósito identificado, entregando uma cópia do comprovante juntamente com a ficha de inscrição.

Douglas Passoni, diretor artístico do Conservatório, relata que durante o período de inscrição serão realizadas diversas ações musicais em espaços públicos da cidade para divulgar o trabalho da escola e a abertura destas novas vagas. “Enquanto unidade oficial de formação musical em âmbito municipal e regional, ficamos contentes em poder oferecer mais uma vez à comunidade o acesso a quase 100 novas vagas para os cursos regulares do Conservatório Maestro Paulino”, afirma.

Crianças com 5 a 9 anos, completos até 31 de dezembro de 2018, poderão ser inscritas no Ensino Básico de Música, nos cursos de Musicalização Infantil 1 (5 anos de idade), Musicalização Infantil 2 (6 anos) e Iniciação Musical 1 (7 a 9 anos). Para o Ensino Básico de Música não ocorrerá teste seletivo. Os interessados devem apenas realizar inscrição. Se houver número de inscritos maior do que o número de vagas ofertadas, será realizado sorteio público no dia 29 de janeiro.

Pessoas a partir dos 10 anos de idade (completos até 31 de dezembro de 2018) deverão se inscrever no Ensino Fundamental de Música. As vagas estão abertas para canto lírico, violino/viola, trompa, percussão erudita, violoncelo, piano, violão clássico, fagote, trompete, flauta transversal, flauta doce e saxofone. Os inscritos para o Curso Fundamental farão um teste seletivo, e aqueles considerados aptos serão classificados de acordo com a média final, e farão parte do cadastro de reserva de alunos de 2018 do Conservatório, preenchendo as vagas de acordo com a disponibilidade.

Na primeira fase do teste seletivo os candidatos realizarão uma prova de percepção musical de caráter eliminatório, que será realizada no dia 26 de janeiro. Os aprovados nesta etapa que optarem pela categoria ‘sem conhecimento musical’ realizarão uma entrevista no dia 30 de janeiro, e os candidatos que optarem pela categoria ‘com conhecimento musical’ deverão realizar, no dia 31 de janeiro, uma prova prática (tocar a peça de confronto) seguida de uma entrevista.

Edital, fichas de inscrição e peças de confronto estão disponíveis no site www.pontagrossa.pr.gov.br/info-fmc.