Correio dos Campos

Procura pela Sala do Empreendedor aumentou 69% em 2017

Mais de 15 mil pessoas foram atendidas pelo setor, que já garantiu novos projetos para 2018.
21 de dezembro de 2017 às 12:46

IMPRENSA/Ponta Grossa – Quase 44,5 mil atendimentos foram realizados pela Sala do Empreendedor neste ano, conforme aponta o levantamento divulgado nesta quinta-feira (21) pela Divisão de Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. Em comparação ao ano passado, quando foram atendidas quase 26,3 mil, o crescimento da procura pela Sala aumentou em 69%.

Entre os serviços ofertados de assistência ao microempreendedor individual (MEI) está a abertura de empresas – que hoje já totalizam cerca de 12,5 mil em Ponta Grossa. Pelo menos 1.419 MEIs foram formalizados pelo órgão municipal neste ano, contra 1.134 em 2016.

E, para incentivar o crescimento de todas essas pessoas, neste ano foi lançada a aceleradora de negócios “Voe”, conforme explica a diretora da Sala do Empreendedor, Tônia Mansani. “Agora que já estamos consolidando a política da formalização de negócios queremos fomentar o desenvolvimento dos MEIs; para isso criamos a aceleradora, que focará na inovação como ferramenta de geração de empregos e renda”, afirma Tônia, lembrando que as inscrições já poderão ser feitas em janeiro.

A procura por crédito também aumentou em 2017. Foram 994 atendimentos, contra 260 em 2016, e, conforme afirma o secretário da pasta, Paulo Carbonare, mais uma linha poderá ser disponibilizada no próximo ano. “Estamos em conversação com a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC Centro Sul/PR) para oferecer mais um programa de financiamentos além do realizado pela Fomento Paraná, com o qual trabalhamos hoje”, conta Carbonare.

Atendimento de fim de ano – A Sala do Empreendedor também auxilia na emissão da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). Neste ano foram realizados quase 800 atendimentos a mais do que no ano passado, relacionados a esta obrigação fiscal: de 2.432 em 2016 para 3.225 em 2017.

Desde ontem (20) até amanhã (22) o órgão está com atendimento diferenciado, exclusivo para a emissão da DASN. O atendimento ao público voltará a ser normalizado a partir do dia 3 de janeiro (quarta-feira).