Correio dos Campos

SESI e SME premiam alunos municipais em programa sobre ações ambientais

'Nosso Planeta, Nossa Casa', ação do Junior Achievement realizado em parceria entre o SESI e a Secretaria Municipal de Educação, premiou redações e desenhos.
18 de dezembro de 2017 às 14:26

IMPRENSA/Ponta Grossa – Seis alunos do quarto e quinto anos das escolas municipais tiveram uma grata surpresa neste final de ano. Eles foram premiados como autores dos melhores desenhos e redações dentro do programa “Nosso Planeta, Nossa Casa”, em uma ação da Junior Achievement, realizada em parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Eles receberam certificados e kits da JrA como presente. A cerimônia de entrega reuniu pais, alunos, professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, destacou que 2.600 alunos participaram do programa. “Isso valoriza a premiação de vocês, crianças. É uma concorrência ainda maior do que a de muitos vestibulares”, disse Esméria aos alunos. Cordenadora do projeto junto à SME, Aparecida Castanho também valorizou a participação e todos. “São crianças ainda, mas torcemos para que eles sigam sendo destaque em todas as situações de suas vidas, dando sequência a essa carreira estudantil vitoriosa”, disse a professora.

A secretária também fez uma avaliação do programa, que apoia os alunos em seu aprendizado sobre o meio ambiente. “O Brasil começou as discussões ambientais muito recentemente, enquanto outros países estão muito à frente, há muito tempo. Nossas escolas têm um papel estratégico para a nossa nação, discutindo este tema junto aos nossos alunos. Por isso as parcerias com as instituições são muito importantes nesta missão das escolas. O trabalho do terceiro setor junto à Secretaria vem enriquecer os currículos das crianças. Além disso, estas premiações que estamos conquistando são muito importantes para a Rede e abrem portas para as crianças”, analisa Esméria.

Para a assessora de Projetos Estratégicos do Serviço Social da Indústria do Paraná, Gláucia Wesselovicz, o programa existe “para que esses jovens sejam a semente para um futuro melhor”. Segundo ela, a Junior Achievement assume um compromisso com a comunidade por meio do trabalho junto às escolas, do Ensino Fundamental ao Médio. “Estes alunos estão aprendendo agora, através do programa, sobre temas que eu só aprendi na faculdade. É uma oportunidade de avanço muito grande para estes jovens. Temos aqui os destaques, mas eles representam a todos os alunos”, disse Gláucia.

Orgulho em família – A garota Isabelle Borges dos Santos, 09 anos, da Escola Municipal Agenoridas Stadler, foi destaque nas duas modalidades do concurso. “Na redação, eu escrevi que nosso Planeta pede socorro. Ele está ficando feio porque as pessoas estão jogando lixo nele, e que é para as pessoas pensarem sobre como ele será deixado para nossos filhos e netos”, conta ela, que está na quarta série e fez toda a Educação Infantil e Ensino Fundamental com os professores municipais. “Os professores me ajudam bastante a melhorar os meus desenhos e na escrita também. O prêmio é legal porque as pessoas reconhecem o meu trabalho. Me sinto bem orgulhosa”, diz Isabelle.

A mãe dela, Noemi Borges, resume a premiação da filha e seu rendimento como aluna com duas palavras: orgulho e gratidão. Ela ressalta o trabalho da escola na formação da filha. “Sem a escola, a Isa não teria o desenvolvimento que ela tem, nem o apoio. Ela está na escola pública desde os 11 meses de vida. Esse apoio foi fundamental, pois na minha visão, a escola pública ensina, qualifica e prepara o aluno para o que ele vai encontrar na vida. Eu sempre estudei na escola pública, e hoje eu valorizo muito isso”, declara Noemi.

Premiação Final

Redação

Escola Municipal Protázio Scheifer – Kauã Felipe Gapski

Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci – Gabriel Guimarães

Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano – Lavinia Ap Ferreira

Escola Municipal Agenoridas Stadler – Isabelle Borges dos Santos

Desenho

Escola Municipal Agenoridas Stadler – Isabelle Borges dos Santos

Escola Municipal Professora Otacilia Hasselmann de Oliveira – Larissa MAnueli Ribeiro

Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci – Guilherme Lachman Taborda