Correio dos Campos

FAMÍLIA ACOLHEDORA: Serviço realiza primeiro encontro para iniciar guarda responsável

Previsão é de que na próxima semana as crianças já estejam em seus lares temporários.
5 de dezembro de 2017 às 18:42

IMPRENSA/Ponta Grossa – O trabalho que começou há cinco meses já traz as primeiras famílias aptas a iniciar a guarda responsável de crianças entre 0 e 18 anos. Foram capacitadas inicialmente cinco famílias. O primeiro encontro aconteceu hoje (5) no Espaço Cultural Santana, no período da tarde. O serviço é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Vara da Infância e Juventude.

A proposta é garantir um acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados do convívio familiar, em decorrência da impossibilidade da família de cumprir com as funções de proteção e cuidado. Com isso, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de vivenciar um saudável acolhimento familiar até que seja definida, em caráter permanente, sua condição, com a reintegração familiar ou a adoção. “O objetivo principal é que a criança ou adolescente receba cuidado, proteção e apoio da Família Acolhedora até que seja reintegrada a família biológica ou substituta (adoção)”, destaca a coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar, Lucélia Schmigel.

O Município é o responsável por realizar a triagem das famílias interessadas em participar. Essa seleção acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, além de uma equipe técnica que será responsável pelo acompanhamento das famílias participantes que é composta por um Assistente social e duas psicólogas, uma estagiária de serviço social e outra de psicologia. Depois de selecionadas pela Prefeitura, as famílias foram encaminhadas para avaliação e decisão final por parte da Vara da Infância. Todas passaram por capacitação.

Edilene Maiara da Silva e seu esposo Gilberto Balzer têm três filhos e estão esperando mais uma menina, eles se cadastraram e foram selecionados para receber uma criança. “Estamos muito ansiosos em poder ajudar uma criança, deixar ela sem trauma. Passamos por capacitação e a família inteira está aguardando”, destaca a mãe.

Já a Maria Eduarda, 12 anos, filha mais velha de Vilma de Fátima Martins, diz que vai ajudar a mãe em tudo que ela precisar, que adorará ter mais um membro na família. “Eu já tenho um irmão de 10 anos, agora terei mais uma irmãzinha, quando minha mãe contou para nós a família inteira adorou, inclusive meus avós”, declara a menina.

Os requisitos para participar do serviço giram em torno de não ter vínculo de parentesco com a criança ou adolescente, ter idade entre 21 e 65 anos, sem restrição de sexo ou estado civil, firmar declaração de desinteresse em adoção, concordância de todos os membros da família em acolher, residir no município de Ponta Grossa e participar da seleção prévia e capacitação realizada pela equipe técnica do serviço.