Correio dos Campos

Educação realiza eleições para diretoras nas escolas municipais

Cerca de 30 mil pessoas podem participar das eleições para escolha das diretoras dos CMEIs e das escolas municipais de Ponta Grossa, no dia 08/12. 160 professoras são candidatas para fazer a gestão das unidades escolares.
5 de dezembro de 2017 às 15:49

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação realiza, no dia 08 de dezembro, as eleições para a diretoria das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ponta Grossa. Serão eleitas as diretoras que farão a gestão das unidades escolares pelos próximos 04 anos, as quais cuidarão da execução da política educacional do Município e da gestão administrativa e pedagógica para os 32 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. A votação irá ocorrer a partir das 7h30 até as 19 horas. O dia será de aula normal, facilitando o acesso às votações.

Podem votar os funcionários das unidades escolares e uma pessoa responsável pelas crianças, por escola. Assim, se uma família tem mais de uma criança matriculada naquela unidade, poderá votar apenas uma vez. Todas as candidatas e candidatos são funcionárias concursadas, com 40 horas semanais e possuem formação mínima em Pedagogia. Elas também passaram por um curso de Gestão, no qual precisaram ser aprovadas em uma avaliação. Também foi necessário apresentar plano de ação pedagógica para o CMEI ou Escola que pretende dirigir.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, ressalta que a direção das escolas é um cargo de confiança da SME. No entanto, a Secretaria delega à comunidade o direito de referentar esta escolha, de maneira democrática. Ela lembra, também, que a participação dos pais na vida escolar não se limita a essa votação. “A atuação das diretoras está baseada em um tripé que envolve o administrativo da escola, com o gerenciamento de recursos e do espaço físico; o pedagógico, no qual ela acompanha o processo de aprendizagem das crianças; e a reiação com a comunidade, no qual ela desenvolve ações para possibilitar aos pais a participação na escola. Essa participação se efetiva por meio dos conselhos escolares, onde os pais são eleitos pela comunidade. Ali se discutem soluções para a escola e se deliberam diversas ações. Estes pais são parceiros, fazendo parte da gestão democrática da escola”, relata Esméria.

Números – Nem todas as unidades tiveram candidatas inscritas. No total, serão 160 candidatos, sendo 158 mulheres e dois homens. Porém, mesmo que a a unidade escolar tenha apenas uma candidata, é preciso atingir 50% + 1 dos votos, tanto com funcionários quanto com a comunidade, para validar a eleição. Caso contrário, a diretora será indicada pela SME – o mesmo ocorrerá onde não há candidatas.

Das 84 escolas, 76 terão eleições. Destas, 60 possuem candidata única e outros 16 possuem entre duas e três candidatas. No total, 96 pedagogas concorrem ao cargo de diretoras dos CMEIs em Ponta Grossa.

Já dos 59 CMEIs, 48 terão eleições. Destes, 35 possuem candidata única e outros 13 possuem entre duas e três candidatas. No total, 64 pedagogas concorrem ao cargo de diretoras dos CMEIs em Ponta Grossa.

59 CMEIs:

– 48 unidades com eleição

– 11 unidades sem candidatas

– 35 unidades com candidata única

– 10 unidades com 02 candidatas

– 03 unidades com 03 candidatas

– 64 candidatas no total

84 Escolas Municipais:

– 76 unidades com eleição

– 08 unidades sem candidatas

– 60 unidades com candidata única

– 12 unidades com 02 candidatas

– 04 unidades com 03 candidatas

– 96 candidatas no total