Correio dos Campos

Universidade americana forma primeira turma de High School em Ponta Grossa

Programa de ensino médio norte-americano é oferecido pelo Colégio Sepam desde 2015.
4 de dezembro de 2017 às 12:00
Foto: Divulgação

COM ASSESSORIAS – Conquistar um diploma estrangeiro sem ter saído do país. Essa é a realidade da primeira turma do programa de High School da University of Missouri, de Columbia, nos Estados Unidos (EUA), que se forma em Ponta Grossa nesta sexta-feira (01). O programa, uma parceria entre o Colégio Sepam e a universidade americana, possibilita a conquista de dois diplomas oficialmente reconhecidos: o brasileiro e o norte-americano.

Ao mesmo tempo em que cursam o ensino médio regular brasileiro, os alunos estudam disciplinas do currículo estrangeiro – Literatura Inglesa, Debate, Saúde, Economia, Redação para o Pensamento Crítico, Oratória, Planejamentos de Carreira, História Americana, Governo Americano, Marketing para o Século XXI e Preparação para a Universidade.

Depois de muitas horas a mais de estudo e três anos de dedicação, os jovens Giana Margraf Althaus, Lucas Rocha Gebeluca, Luisa Pereira de Oliveira Zanetti Gomes, Marcelo Baumel Mongruel, Raul Wohnrath Garcia e Sabrina Kossatz Borba fazem parte da primeira turma de formandos do High School Sepam em Ponta Grossa.

Oferecido desde 2015 na região com exclusividade da Mizzou para o Sepam, um dos diferenciais do programa é a imersão genuína na língua inglesa e na cultura do país da universidade. As aulas, provas e conteúdos do programa são aplicados por professor nativo da língua inglesa. “É uma dedicação muito grande de estudantes e professores, que contribui para o desenvolvimento do aluno como cidadão e como futuro profissional de sucesso. O High School contribui não só na proficiência de outro idioma, mas na formação para o mundo”, explica Francine Cavagnari, coordenadora do programa no Sepam. O aluno formado pelo High School também tem admissão direta nos cursos de graduação da University of Missouri e maior facilidade no acesso a universidades dos Estados Unidos.

Para o diretor do Colégio, Osni Mongruel Junior, o programa faz parte das características inovadoras e de vanguardismo do Sepam: “Somos o primeiro Colégio dos Campos Gerais a trazer um programa como este para a região e temos orgulho de formar também a primeira turma de ensino médio americano em Ponta Grossa”, comemora. Além do Brasil, este programa também é desenvolvido em 16 países pela University of Missouri, uma das 60 melhores instituições de ensino superior das mais de 4800 dos EUA.