Correio dos Campos

Operário inicia parceria com Departamento de Educação Física da UEPG

Professores e estudantes do curso de Bacharelado estão auxiliando nos testes físicos dos atletas.
30 de novembro de 2017 às 12:37
Fotos: João Vitor Rezende/RBM Assessoria

COM ASSESSORIAS – O Operário Ferroviário iniciou parceria com o Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) visando melhorar o desempenho físico dos atletas. As primeiras avaliações foram realizadas na tarde dessa quarta-feira (29), em conjunto com professores e alunos da instituição.

Os jogadores do Fantasma passaram pelo teste de velocidade, que verifica a potência na execução da atividade e, através de filmagem, também mostra o movimento realizado pelos atletas; e pelo teste anaeróbico, que avalia a potência máxima e o índice de fadiga do jogador, conforme explica o preparador físico do Operário, Eduardo Maus.

“Desde semana passada, estamos executando alguns testes com os jogadores. Aproveitamos o pessoal da UEPG, com o equipamento da fotocélula, para realizar o teste em velocidade e o teste de potência anaeróbica. A partir dos resultados, já conseguimos elaborar o trabalho de cada jogador. Gosto sempre de trabalhar com avaliação e reavaliação de todos os testes possíveis, que vão me ajudar na elaboração dos treinamentos. Então, pelo planejamento, quando voltarmos em janeiro, vamos trabalhar uma semana e reavaliar os atletas”, afirma Maus.

O professor do Departamento de Educação Física da UEPG, Paulo Redkva, reforça que a parceria traz benefícios tanto para o clube alvinegro como para o curso e para os estudantes da instituição.

“Eu e o professor Leandro Vargas estamos à frente deste projeto, representando a UEPG e trazendo alguns alunos que estão se formando em Bacharelado, até para que eles possam ter esse contato com as atividades mais práticas da profissão. Estamos à disposição da comissão técnica do Operário para auxiliar nas avaliações fisiológicas dos jogadores, visando à preparação física eficiente e adequada. Assim, o preparador físico do clube pode orientar ou fazer algum trabalho mais direcionado para cada jogador. Em muitos estudos, vemos que a capacidade apresentada nos testes tem muita relação com o desempenho em jogos, então você faz um protocolo bastante interessante para o jogador e para análise da comissão técnica”.