Correio dos Campos

Apresentação ao ar livre reúne coros e Orquestra Sinfônica no domingo

28 de novembro de 2017 às 16:18

IMPRENSA/Ponta Grossa – Abrindo com chave de ouro as atrações do Natal Iluminado 2017 em Ponta Grossa, no próximo domingo, 03 de dezembro, as vozes do Coro Cidade de Ponta Grossa, Coro em Cores e Meninas Cantoras de Ponta Grossa se unem aos instrumentos da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) para interpretar o clássico Carmina Burana, cantata escrita por Carl Orff. O grande concerto, que terá mais de 200 músicos no palco, será às 20h30 na Concha Acústica Carlos Gomes (Praça Barão do Rio Branco).

O maestro da OSPG, Rafael Rauski, conta que os ensaios começaram ainda em outubro – o Coro Cidade e o Coro em Cores iniciaram em novembro – e nas últimas semanas foram realizados ensaios gerais. “A realização deste concerto só é possível devido ao trabalho da maestrina Carla Roggenkamp, do Coro Cidade e do Coro em Cores, das professoras Andresa Lino e Priscila Oliveira, do Coro das Meninas Cantoras de Ponta Grossa, e de todos os músicos”, afirma Rauski.

Para o músico Pablo dos Santos Malagutti, violinista da orquestra, a união de diversos músicos torna a apresentação única e requer de todos um nível maior e uma rotina mais acirrada de estudos. “Este é um repertório com um nível de dificuldade interessante e é um dos meus preferidos”, aponta. Já o violinista Allan Forgatti ressalta que as vozes da cantata são um grande atrativo e afirma que “é preciso compreender o que a obra está transmitindo para unir o som da orquestra com todas as vozes dos coros”.

A cantata foi escrita pelo alemão Carl Orff. Os manuscritos que deram origem à composição foram encontrados em 1803 no convento de Benediktbeuern, na Bavária alemã. Alguns críticos destacam que a obra causa curiosidade até os dias de hoje, pois são cantos profanos escritos por monges que estavam desiludidos com a corrupção do clero (conhecidos também como Goliardos). Ao todo, a cantata utiliza-se de um quarto de todos os poemas originais.

Nascido em 1895, o compositor destacou-se também no trabalho com crianças em que desenvolveu o método Orff de pedagogia musical. A cantata Carmina Burana tornou-se popular ao ser apresentada em Frankfurt em 1937 – enquanto a Alemanha passava pelo regime nazista.

Exposição fotográfica – No mesmo dia do concerto, o público poderá conferir a exposição ‘Curta Sua Orquestra’, do projeto de extensão Lente Quente (www.flickr.com/lentequente), do curso de Jornalismo da UEPG. Durante a temporada de 2016, os alunos acompanharam as atividades do projeto da OSPG, Curta Sua Orquestra, e ao final do ano produziram uma exposição fotográfica. “Temos uma orquestra de mais de 60 anos de história e desde que passamos a fazer a cobertura fotográfica dos eventos culturais da cidade, em 2010, os concertos sempre estiveram em nossa pauta. Agora, queremos ampliar um pouco essa ideia e debater a interação da música com a cidade, flagrar os músicos em situações fora do ambiente dos teatros e das salas de concerto”, explica o professor coordenador, Rafael Schoenherr.

Serviço

Concerto Carmina Burana

Data: 03/12/2017

Local: Concha Acústica

Horário: 20h30

Entrada: gratuita