Correio dos Campos

Ponta Grossa sedia 1º Festival de Robótica dos Campos Gerais

24 de novembro de 2017 às 18:28

ANA BITENCOURT MARAVIESKI/Ponta Grossa – A cidade de Ponta Grossa irá sediar o primeiro Festival de Robótica dos Campos Gerais no dia 9 de dezembro deste ano. O evento contará com a apresentação de projetos que envolvem computadores, robôs e sistemas compostos por mecânicas automáticas, controladas por arduínos e até mesmo batalhas com robôs. A atividade será realizada pela Casa Leonardo com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, no Centro de Convenções do Shopping Palladium.

Além da apresentação dos projetos, o professor Ariangelo Hauer Dias, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), explicará sobre “A robótica e o universo maker” para os participantes. Já Adriano Krzyuy, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná), vai comentar sobre o impacto da tecnologia nos negócios.

Foram convidados para o evento os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa e Curitiba, da UEPG e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba. O público em geral também poderá conferir a atividade sem a necessidade de realizar a inscrição para o participar do evento.

Durante o Festival além de técnicas de robótica, também será abordado sobre o uso da placa ‘arduíno’. “O arduíno é uma placa programada que você pode usar para controlar dados de entrada e realizar movimentos, reproduzir sons, controlar a iluminação, mostrar algumas imagens”, explica Evandro Kafka, professor de arduíno da Casa Leonardo.

Tamara Liz Schwab Ribeiro participa das aulas desde o começo do ano e se interessou pela atividade por ter curiosidade na área de robótica. “Com o arduíno eu posso lidar com a área de robótica que sempre foi uma coisa que me interessou. Com as aulas eu posso fazer qualquer coisa, desde um piano básico, quanto fazer um robô, um carrinho andar. Eu estou planejando fazer um alarme para a minha casa”, comenta a aluna.

Para o prefeito Marcelo Rangel, o Festival trará um reconhecimento para os projetos realizados em Ponta Grossa e demais regiões participantes e pode despertar o interesse dos munícipes pela robótica. “Nós queremos incentivar os ponta-grossenses e os nossos alunos da rede municipal para que eles conheçam como funciona e quem sabe possam se interessar por essa atividade tão importante que é a robótica, que está ligada diretamente ao desenvolvimento da humanidade”, finaliza Rangel.