Correio dos Campos

UEPG figura entre as melhores universidades do Brics

No ranking da QS University/Bricks, a UEPG está entre as 200 melhores colocadas de 400 universidades pesquisadas.
23 de novembro de 2017 às 14:07
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

IMPRENSA/UEPG – O ranking das universidades do Brics publicada pela QS World University registra a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entre as 200 melhores instituições de ensino superior do ‘TOP 300’ da edição 2018. Trata-se de ranking que avalia as universidades dos países que formam o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A Quacquareli Symonds (QS) faz a avaliação e ranqueia as universidades a partir da observação de indicadores como reputação acadêmica; empregabilidade; docentes com PhD; citações por artigos; artigos publicados por pesquisadores da instituição; professores e estudantes internacionais em programas de graduação e pós-graduação da universidade.

Com índices divulgados nesta quinta-feira (23 de novembro), o ranking da quarta edição da publicação britânica, na relação professor/aluno destaca a UEPG na 34ª colocação entre as 300 universidades avaliadas. Entre as 85 universidades brasileiras ressaltadas no ranking QS University/Brics, a UEPG figura na 34ª posição. A instituição também registra em sua presença da lista da QS resultados relativos ao número de publicações nas áreas de conhecimento em revistas nacionais e internacionais. No ranking, a QS tornou mais fácil e rápida a análise a partir da identificação e comparação de instituições com características similares como tamanho, status, intensidade de pesquisa, data de fundação (UEPG 1969), e áreas temáticas (foco).

Outras instituições

No relatório estatístico que acompanha o ranking, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) posiciona-se entre a 150ª e 160ª posição; Unioeste (Universiade Estadual do Oeste do Paraná) entre 171ª- e 180ª; e a UEM (Universidade Estadual de Maringá) entre 181ª e 190ª. A UFPR (Universidade Federal do Paraná) figura na 69ª posição e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) entre 181ª e 190ª. Também na região sul do Brasil, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande Sul) està na 50ª posição; e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na 60ª colocação. Das 85 universidades brasileiras pesquisadas, a Unicamp ocupa a primeira posição e no ranking do Brics a 12ª colocação. A lista segue com a USP (13ª no ranking); UFRJ (31ª no ranking), Unesp (34ª no ranking) e PUC-SP (42ª no ranking).

Das dez primeiras instituições classificadas no ranking do Brics, sete são chinesas. Entre a três melhores, a Universidade de Tsinghua está como primeira colocada; seguida da Universidade de Pequim em segundo; e a Universidade de Fudan em terceiro. Mais de 400 universidades dos cinco países dos Brics foram avaliadas. Destas a QS destacou as 200 melhores classificadas. A pesquisa compreende mais de 9.800 respostas individuais dos países Bricks aos itens considerados para o ranking. A região dos Bricks conta com aproximadamente nove mil universidades.

Veja o ranking completo em https://www.topuniversities.com/university-rankings/brics-rankings/2018