Correio dos Campos

Prefeitura oferta mais de mil vagas para cursos gratuitos de qualificação

O investimento ultrapassa meio milhão de reais e é voltado para os inscritos no Cadastro Único
20 de novembro de 2017 às 18:19

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta segunda-feira (20) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa assinou contrato com o Serviço de Obras Sociais (SOS) para ofertar 1.090 vagas de qualificação profissional gratuitas para a população inscrita no Cadastro Único, instrumento federal que identifica e caracteriza famílias de baixa renda. O investimento municipal é de R$ 528.600 e as inscrições estarão abertas a partir da próxima semana.

Serão treze opções de cursos, distribuídos no período de um ano para sessenta turmas. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, este projeto, intitulado “Capacitação Inclusiva”, fecha o ciclo de atendimentos da pasta. “Hoje já atendemos desde o grande industrial, que gera empregos, até aquele que procura uma vaga ou capacitação para o mercado de trabalho. Queremos transformar essas pessoas em empreendedores e formar uma mão de obra preparada para todos os investimentos que têm sido feitos na nossa cidade”, aponta Carbonare.

Os cursos ofertados são Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Unhas decoradas, Maquiagem, Depilação, Designer de Sobrancelhas, Atualização de Práticas de Corte e Costura Básica, Confeitaria, Corte e Costura Básica, Panificação, Salgados, Informática Básica e Eletricista Industrial.

Na ocasião, a presidente do SOS, Soeli Schmitt, destacou a importância desta oferta gratuita para este nicho da população. “Muitas pessoas já saem destes cursos trabalhando, utilizando esse conhecimento como o sustento de toda a sua família”, ressaltou Soeli, agradecendo o apoio do Município.

Já o prefeito Marcelo Rangel lembrou a importância da capacitação para a inserção do cidadão no mercado de trabalho. “Estamos transformando vidas. Muitas vezes escutei nos bairros que as pessoas trabalham com o que aprenderam no SOS. Qualificação é essencial para o desenvolvimento, tanto pessoal quanto da cidade, e estamos aqui para preparar toda a população, desde a mais humilde, para a sua participação na economia da cidade”, analisa o prefeito.

Os interessados em participar dos cursos devem levar até o SOS os seus documentos pessoais e comprovante de inscrição no Cadastro Único. As inscrições serão abertas a partir da próxima segunda-feira (27). Para mais informações, a Sala de Qualificação Profissional atende no telefone 3220-1470 ou 3220-1250.

Serviço

O Serviço de Obras Sociais fica situado à rua Joaquim Nabuco, 59 – Neves (atrás do Shopping Palladium). O telefone para contato é 3027-1562.