Correio dos Campos

Samu recebe duas novas ambulâncias para renovar frota

17 de novembro de 2017 às 15:24

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã dessa sexta-feira (17), em frente a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o município recebeu duas novas ambulâncias. Os veículos serão utilizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em ocorrências solicitadas pelos usuários. O SAMU possui hoje quatro ambulâncias de suporte básico e uma avançada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As ambulâncias foram adquiridas através de emenda parlamentar do Deputado Sandro Alex e equivalem a um investimento de R$ 360 mil, com aquisição através do Ministério da Saúde para renovação de frota. “Esse veículo é muito importante para resgate e atendimento da população. A ambulância é moderna e veio para completar e iniciar a substituição da frota que temos”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

O SAMU foi criando em Ponta Grossa no ano de 2004 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências. O serviço é gratuito, funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

“O SAMU presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência. Disponibilizar novos veículos é garantir uma melhor condição de trabalho para os funcionários e um melhor atendimento à população”, ressalta a secretária Municipal de Saúde, Angela Pompeu.

São 13 anos de serviços prestados ao município, com 100 funcionários e média de 6000 ocorrências por mês, entre atendimentos, orientações e transporte de pacientes.