Correio dos Campos

Sandro Alex entrega duas novas ambulâncias para o SAMU

17 de novembro de 2017 às 21:58

COM ASSESSORIAS – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ponta Grossa recebeu nesta sexta-feira (17) mais duas novas ambulâncias através de emendas do deputado federal Sandro Alex (PSD). O valor investido é de R$ 360 mil para renovar a frota do SAMU. Segundo o parlamentar, cada ambulância roda cerca de 400 quilômetros por dia para atender 24 horas a população. Portanto, a necessidade de renovação dos veículos é constante. O SAMU possui hoje quatro ambulâncias de suporte básico e uma avançada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A entrega ocorreu em solenidade em frente à Prefeitura de Ponta Grossa e contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel (PPS), da secretária de Saúde, Ângela Pompeu, e da equipe que presta os serviços médicos de urgência. Os profissionais receberam uma homenagem na oportunidade pelos importantes serviços prestados e reconhecidos pela população.

“É com grande satisfação que entregamos essas duas novas ambulâncias ao SAMU, que é um serviço na área de saúde preponderante para socorrer nossa população em casos de urgência e emergência”, ressalta Sandro Alex.

Helicóptero em 2018

Os recursos para as ambulâncias são fruto do trabalho desenvolvido pelo parlamentar em prol da saúde pública de Ponta Grossa e região junto ao governo federal e estadual. Sandro Alex ressalta que no início do próximo ano, em parceria com o governador Beto Richa (PSDB), a população dos Campos Gerais passará a contar com um helicóptero para os atendimentos de urgência e emergência, que terá sede em Ponta Grossa e conseguirá chegar a qualquer localidade da região em torno de 20 minutos.

O prefeito Marcelo Rangel agradeceu ao deputado Sandro Alex pelo auxílio na melhoria do setor da saúde em Ponta Grossa.

Desde 2004

O SAMU foi criando em Ponta Grossa no ano de 2004 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências. O serviço é gratuito, funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

“O SAMU presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência. Disponibilizar novos veículos é garantir uma melhor condição de trabalho para os funcionários e um melhor atendimento à população”, ressalta a secretária Municipal de Saúde, Angela Pompeu.

São 13 anos de serviços prestados ao município, com 100 funcionários e média de 6000 ocorrências por mês, entre atendimentos, orientações e transporte de pacientes.