Correio dos Campos

UEPG participa de intercambio com universidade do Texas

6 de novembro de 2017 às 20:47

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participou de um intercâmbio em conjunto com a Texas Woman’s University (TWU), no período de 16 de outubro a 5 de novembro.

A atividade é resultado do edital “Promoting Study Abroad in Environmental Sciences, with an Emphasis on Water” promovido pela Partners of the Americas Foundation e Coca-Cola Foundation através do Fundo de Inovação 100,000 Strong in the Americas. Em outubro de 2016, a proposta da UEPG foi uma das 8 escolhidas, com o tema “Amônia em sistemas de tratamento de água, seu impacto ambiental e o efeito sobre a disponibilidade de água potável” (título original: “Ensuring the local availability of clean water through graduate students research and learning in Paraná and Texas: Ammonia in water treatment systems, its environmental impact and effect on drinking water availability”).

Foram selecionados quatro estudantes do PPGESA: Adriana Fiori Moura, Gabriel Biglia Wasilewski, Larissa Pacheco Wendler e Tiago Neumann Kuk e quatro estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Química e Biologia da TWU: Bailey Melin Overton, Danielle Renea Steffey, Mikaela Allen Wilk e Skylar Christine Wappes, por meio de prova escrita e entrevista. Também participaram a Diretora do Colégio de Artes e Ciências da TWU, Drª Abigail Tilton, o Diretor de Estágios da TWU, Kurt Krause, a responsável pela produção de água potável da cidade de Denton (Texas), Kathy Gault, o professor visitante do PPGESA, Dr. Gabriel Carranza, e a coordenadora do PPGESA, Drª Giovana Wiecheteck.

O intercâmbio teve início com a visita dos brasileiros ao Texas, de 16 a 26 de outubro, acompanhados pelos professores. Foram realizadas visitas técnicas à Estação de Tratamento de Esgotos, Estação de Tratamento de Água e Aterro Sanitário da cidade de Denton e ao Sistema de Dessalinização de Água da cidade de Granbury. Os brasileiros puderam conhecer os laboratórios e o campus da TWU, onde o grupo foi recebido pela reitora e chancellor, Drª Carine M. Feyten.

Como atividades culturais, os participantes visitaram o Capitólio (sede do governo) em Austin, o sistema de segurança pública de Denton, o Texas Motor Speedway em Fort Worth, a Texas A&M University em College Station e assistiram ao jogo de futebol americano Baylor x West Virginia na cidade de Waco. A última visita foi à Dallas, onde conhecerem a Reunion Tower e o local em que o Presidente Kennedy foi assassinado. Os brasileiros também tiveram uma experiência gastronômica provando comida local texana, tex-mex, mexicana, chinesa, tailandesa, vegana, japonesa e hindu.

O grupo retornou ao Brasil com os participantes da TWU, e entre 27 de outubro e 5 de novembro, foram feitas visitas técnicas em Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Em Foz, conheceram a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Ouro Verde) e Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanepar, os laboratórios da Universidade Federal Latino Americana (UNILA), o Parque Tecnológico de Itaipu, e fizeram uma visita técnica institucional à Itaipu. Em Ponta Grossa, fizeram visitas técnicas às Estações de Tratamento de Água (ETA) e Tratamento de Esgotos (ETE Verde) e à de captação de água do Rio Pitangui da Sanepar. Os visitantes puderam conhecer o Campus Uvaranas da UEPG, o Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-Labmu) e foram recebidos pelo reitor da universidade, Prof. Dr. Carlos Luciano Sant’Ana Vargas.

As atividades culturais incluíram visita ao centro histórico da Cidade do México, onde ficaram por sete horas durante uma conexão. Lá conheceram a Catedral Nacional, a Casa dos Azulejos e o Palácio de Belas Artes. Também visitaram as Cataratas do Iguazu, na Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu, o Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa, parques e pontos turísticos de Curitiba e o Parque Histórico de Carambeí.