Correio dos Campos

Com casa cheia, Caramuru dificulta vitória do atual tetracampeão da Superliga

No último set da partida contra o Cruzeiro, equipe paranaense levou o jogo até os 30 pontos
4 de novembro de 2017 às 13:20
Arena Multiuso lota para assistir duelo contra tetracampeão da Superliga. Foto: José Tramontin/Ponta Grossa Caramuru Vôlei

Tendo lotação máxima e público atuante ao seu favor na Arena Multiuso, o Ponta Grossa Caramuru impôs dificuldades ao atual tetracampeão da Superliga e bicampeão mundial SADA Cruzeiro. Em partida válida pela 4ª rodada da Superliga, os visitantes venceram por 3 sets a 1 na última sexta-feira (3), com destaque para os fundamentos de bloqueio e saque dos donos da casa, que tiveram rendimento superior ao do adversário.

O Caramuru teve o melhor desempenho no saque em todos os jogos da temporada, com sete pontos contra apenas três do time multicampeão. Já no bloqueio, foram oito pontos no jogo, três deles só de Peron, com o Cruzeiro tendo um ponto a menos. Pela segunda partida consecutiva, Leozão chegou aos 22 pontos, sendo o maior pontuador do time da casa e também do jogo. Leal foi o principal marcador do time de Minas Gerais, com 17 pontos.

O jogo

Os donos da casa começaram em desvantagem, chegando a estar atrás por 3 a 6, mas foi recuperou-se e empatou o placar. A partida seguiu equilibrada até o fim do set, em um dos três aces de Thales na partida, o Caramuru chegou a virar e fazer 12 a 11. Porém, os visitantes voltaram a frente do placar e fecharam o primeiro set em 25 a 20.

O segundo set iniciou com o Caramuru na frente, contando com uma boa eficiência no saque, como em um ace de Peron. Com o bloqueio funcionando, o time de Ponta Grossa chegou a abrir 9 a 6 no placar. O Cruzeiro encostou no meio do set, brigando ponto a ponto pela liderança. No fim, o Caramuru retomou a liderança vencendo o set por 25 a 23.

O equilíbrio entre os times predominou no início do terceiro set, com uma constante troca de pontos. O Caramuru se aproveitou dos erros do Cruzeiro para abrir margem de três pontos durante boa parte do período. Mas no final, os alvicelestes voltaram a incomodar e fecharam em 20 a 25.

No último set, a equipe ponta-grossense mais uma vez abriu três pontos de vantagem nos primeiros rallys do jogo, mas o Cruzeiro não deixou a brecha permanecer por muito tempo. Em uma sequência de saques, fazendo um dos sete pontos da equipe no quesito durante a partida, Leo fez o Caramuru retomar a frente até os momentos finais do set. Quando o Cruzeiro encostou, a torcida jogou junto com o time e ajudou a levar a partida para além dos 25 pontos. No final, a equipe mineira venceu o último set por 30 a 28.

“Poderíamos ter levado para o tie break”, garante o treinador alvinegro

Ao fim do jogo, ficou a sensação de um ‘quero mais’. O técnico Fábio Sampaio falou sobre a evolução contínua da equipe nas últimas atuações e assegura o fato de poder ter chegado mais longe no jogo: “Vale a pena ver a evolução da equipe, mas pecamos em alguns detalhes mais fáceis, jogando contra uma equipe pesada. Poderíamos ter levado para o tie break, conquistado o primeiro ponto e quem sabe tudo poderia ser diferente”.

O ponta Leo reforça o discurso sobre a melhora da equipe, mas também reconhece alguns erros coletivos: “Estamos numa crescente boa, mas hoje a derrota foi por detalhes, erros bobos. Nos doamos ao máximo, mas no voleibol, quem erra menos vence o jogo”.

Para o comandante, o foco após a partida contra o Cruzeiro passa a ser a decisão do Campeonato Paranaense contra o Palmas: “Agora é hora de pensar na final do Paranaense e buscar trazer o título para essa torcida maravilhosa, que mais uma vez esteve presente e nos apoiou muito”.

O camisa 8 rechaça a ideia de cansaço e afirma que a vontade de trazer uma conquista é fundamental para superar o desgaste: “Em final não existe cansaço. Vamos nos recuperar, dormir bem, aproveitar o treino e soltar a musculatura para chegar bem no jogo e poder trazer esse título para Ponta Grossa”.

Próxima partida

O Caramuru volta a entrar em quadra neste sábado (4) pelo Campeonato Paranaense. Após vencer a primeira partida fora de casa, o alvinegro precisa de uma vitória contra o Palmas na Arena, às 20h00, para conquistar o título estadual. Na Superliga, o SESC (RJ) encerra a série de jogos consecutivos em casa no início do campeonato, na próxima quarta-feira (8), às 20h00.

Ficha Técnica

Caramuru 1 x 3 SADA Cruzeiro
Arena Multiuso – Ponta Grossa (PR)
03/11/2017 | 20h00
Superliga | 4ª rodada
Parciais: 20-25, 25-23, 21-25 e 28-30

Ponta Grossa Caramuru: Leozão, Índio, Thales, Perón, Leo, Maycon e Bruninho (líbero). Técnico: Fábio Sampaio.
SADA Cruzeiro: Nico Uriarte, Evandro, Filipe, Rodriguinho, Isac, Éder Levi e Serginho (líbero). Técnico: Marcelo Mendez.