Correio dos Campos

Projeto municipal voltado ao comércio qualifica 60 trabalhadores gratuitamente

30 de outubro de 2017 às 18:58

Na tarde desta segunda-feira (30) sessenta trabalhadores saíram da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) com um certificado em mãos, após terem participado de um curso gratuito promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa com o apoio da ACIPG e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Através da Sala de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional o governo municipal investiu R$ 10 mil no projeto “Seu melhor negócio: qualificar para vender”, curso voltado às vendas no comércio. As aulas foram ministradas pelo Sebrae em sala de aula disponibilizada pela ACIPG, conforme conta o diretor da Sala de Qualificação, Emerson Corrêa. “Nossos alunos foram tanto trabalhadores já colocados no mercado de trabalho quanto aqueles que buscam uma vaga no setor”, explica Corrêa.

Os profissionais foram divididos em duas turmas e cursaram três módulos: qualidade no atendimento ao cliente, marketing pessoal e postura profissional e técnicas de negociação em vendas. Para a trabalhadora autônoma Najela Carla Pereira o curso foi uma oportunidade de aperfeiçoamento. “Hoje trabalho vendendo catálogos, mas pretendo buscar uma vaga no comércio. O curso foi bem elaborado, com conteúdo igual ao dos particulares”, relatou a autônoma.

Qualificação Profissional

Até outubro, neste ano 7.939 trabalhadores foram capacitados através da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa – quase o dobro do número do ano passado inteiro, que registrou 4.193 profissionais. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destaca que este projeto foi um piloto. “Ponta Grossa está passando por uma boa época econômica e queremos investir na nossa mão de obra, afinal, é ela que garante a qualidade de atendimento em toda a nossa cidade”, avalia Carbonare.

Já o vereador Victor Hugo de Oliveira, licenciado do cargo de diretor da Sala de Qualificação Profissional, destacou a importância da especialização tanto para o trabalhador quanto para o comércio em geral. “O empresário busca o trabalhador mais capacitado para o seu negócio, e no momento que o funcionário busca qualificação isso acaba refletindo nos números do setor por todo o município”, afirmou Oliveira.

Emprego

Na oportunidade, o diretor da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho, destacou que os profissionais podem procurar o órgão para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. “Em breve ofertaremos as tradicionais vagas temporárias que são abertas pelo comércio todo fim de ano. A expectativa é que sejam criadas cerca de 500 vagas”, adiantou Ramalho.