Correio dos Campos

Projeto Escolinha de Trânsito alcança mais de mil alunos

Lançada em maio, a iniciativa percorre escolas para ensinar sobre sinalização e a importância do respeito às leis de trânsito
27 de outubro de 2017 às 13:18

Promover o conhecimento sobre a sinalização de trânsito e o respeito ás regras junto aos pequenos têm sido os principais objetivos do projeto ‘Escolinha de Trânsito AMTT’. A iniciativa, lançada em maio pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), percorre diversas instituições de ensino no município e já superou a marca de mais de mil alunos alcançados através de ações de conscientização.

Com a utilização de um circuito simulado, as crianças são apresentadas pelos agentes da AMTT à diversas situações cotidianas do trânsito e incentivadas a conhecer mais sobre a linguagem empregada nas vias, assim como os direitos e deveres de quem trafega pelas ruas. Durante as atividades, também são esclarecidas dúvidas e reforçados os conhecimentos relacionados à sinalização e aos comportamentos que contribuem para a segurança de motoristas e pedestres.

“A adesão tem sido muito efetiva por parte das crianças. Elas ficam muito interessadas em aprender e a contar a experiência que elas têm no trânsito”, aponta Jocilei Kingeski, supervisora de Educação no Trânsito e uma das agentes que desenvolvem o projeto. Ela conta que a possibilidade de demonstrar visualmente o que se é dito auxilia o entendimento dos pequenos. “Como nós podemos demonstrar as placas e o funcionamento de mecanismos como o semáforo e lombadas eletrônicas, as crianças interagem muito mais e conseguem compreender a aplicação desses instrumentos no dia a dia”, diz.

De acordo com a diretora de Trânsito da AMTT, Silvia Borges, o projeto contribui com para ampliação das atividades educacionais desenvolvidas pela Autarquia no município, como blitzes educativas e palestras, além de representar mais um avanço na promoção da educação para o trânsito em parceria com a comunidade. “Nós já desenvolvíamos ações junto às crianças e a escolinha de trânsito veio para complementar esse trabalho”, diz. A diretora de Trânsito também salienta o impacto positivo que iniciativas como o ‘Escolinha de Trânsito’ pode ter na vida dos cidadãos. “A utilização do circuito transforma o aprendizado sobre a sinalização e as leis de trânsito em uma atividade concreta e lúdica, ideal para as crianças em fase de desenvolvimento. Poder apresentar as medidas de segurança e os valores de respeito e atenção ao próximo é uma das maneiras mais eficientes de formarmos motoristas e pedestres mais atentos e solidários com a segurança do próximo”, conclui.