Correio dos Campos

Instalação de poços artesianos vai atender mais de 80 famílias em Itaiacoca e Uvaia

Município realizou parceira com Instituto das Águas do Paraná, que permitiu realização das perfurações a preço bem abaixo do custo
27 de outubro de 2017 às 18:33

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa está trabalhando para garantir cada vez mais qualidade de vida para os moradores das localidades rurais. Entre as ações mais recentes, está a perfuração de dois poços artesianos nas localidades de Colônia Trindade, em Uvaia, e Campina, em Itaiacoca. As perfurações foram realizadas com o apoio do Instituto das Águas do Paraná e devem garantir o abastecimento de água potável para mais de 80 famílias das regiões rurais. A ação é resultado da união entre as secretárias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Serviços Públicos e Governo.

“Este trabalho integra nosso programa de saneamento rural, que contempla 18 sistemas de abastecimento rural dentro do município. Tivemos o apoio do Instituto das Águas do Paraná, o que nos permitiu uma economia de 95% na execução deste trabalho. Com esta economia, a secretaria de Agricultura garante mais qualidade de vida para estas famílias e ainda recursos para investir em outros projetos, que permitam o incremento da saúde no meio rural”, aponta o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira. O custo de cada poço artesiano é de aproximadamente R$ 100 mil, mas as duas perfurações custaram ao Município cerca de R$ 11 mil, em decorrência dessa parceria.

Os dois poços artesianos possuem vazão de 10 mil litros de água por hora, com 150 metros de profundidade. Como a Colônia Trindade já contava com um poço anteriormente, será mais fácil realizar a ligação da nova perfuração a rede de abastecimento e a obra já deve ser finalizada em novembro. Campina, por outro lado, conta atualmente com uma distribuição de água da fonte, e com a perfuração do poço, será preciso ainda realizar instalações no local para levar a água até a caixa e realizar ligação a rede de distribuição. Esta entrega deve ser realizada no início do próximo ano.

“Os dois poços já foram perfurados. Agora iniciamos uma nova etapa para condução da água do poço para as famílias, para agilizar o processo de distribuição. Trata-se de um trabalho importantíssimo para melhorar a saúde dessas famílias e o Município quer ampliar isso para mais localidades. Estamos sempre trabalhando pela área rural e nessa questão dos poços, contamos com uma parceria fundamental com o Instituto das Águas, graças ao apoio do deputado Plauto Miró. Também é importante agradecer aos proprietários que cederam o terreno para a perfuração dos poços, permitindo este trabalho”, destacou o secretário de Governo, Maurício Silva.